ARTE

Papa Francisco revela e abençoa escultura dedicada aos sem-teto

A escultura de bronze, batizada como “Abrigo”, foi abençoada pelo Santo Padre na Praça São Pedro momentos antes do início da Audiência Geral

Da redação, com Vatican News

A escultura “Abrigo” é abençoada pelo Papa na Praça São Pedro nesta quarta-feira, 9 / Foto: Vatican Media/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Momentos antes do início da Audiência Geral desta quarta-feira, 9, o Papa Francisco revelou uma nova escultura dedicada aos sem-teto. Trata-se de uma estátua de bronze em tamanho real intitulada “Abrigo”, esculpida pelo artista canadense Timothy Schmalz, conhecido especialmente por sua escultura “Anjos Inconscientes” de migrantes e refugiados instalada na Praça São Pedro.

A nova escultura retrata um sem-teto sendo coberto por um cobertor puxado sobre ele por uma pomba voadora.

A Família Vicentina “Campanha 13 Casas”

Foi concebido para chamar a atenção para os sem-teto em todo o planeta e encorajar soluções práticas em consonância com a missão da “Campanha 13 Casas”, uma iniciativa da Aliança dos Sem-Abrigo da Família Vicentina (FHA) que reúne congregações religiosas, associações leigas e instituições de caridade inspiradas pela vida e obra de São Vicente de Paulo.

Por meio da campanha, a Aliança busca abrigar 10 mil pessoas em todo o mundo, até o final de 2023 em mais de 160 países onde a Família Vicentina já atua, como parte de um plano mais ambicioso para mudar a vida de muitos 1,2 bilhão de pessoas que atualmente estão desabrigadas em todo o mundo.

A Família Vicentina se uniu para formar a Aliança FamVin com as pessoas sem-teto (FHA) que tem o objetivo de acabar com as pessoas em situação de rua, mudando a vida de 1,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo, sejam elas refugiados, deslocados de casa, que vivem na rua ou moram em favelas em habitações inadequadas. Mark McGreevy, coordenador da FHA, comentou o descerramento da escultura: “a estátua faz uma declaração crucial sobre a falta de habitação: obriga-nos a estar conscientes das pessoas sem-teto que nos rodeiam. Antes de podermos resolver o problema da falta de moradia, temos de compreendê-lo, parar e ouvir as histórias dos sem-teto, envolvê-los nas soluções que proporcionem uma mudança a longo prazo… Ninguém deve ficar sem um lar”. McGreevy lidera a FHA que, através da “Campanha 13 Casas”, tem um plano ambicioso de alojar 10 mil pessoas em todo o mundo até o final de 2023 em mais de 160 países onde a Família Vicentina já trabalha.

Além disso, Tomaž Mavrič, superior geral da Congregação da Missão de S. Vicente de Paulo e da Companhia das Filhas da Caridade de S. Vicente de Paulo, explicou que “a inspiração de Jesus e de São Vicente de Paulo leva-nos a sonhar em grande, mas com profunda humildade. O sonho é que em algum momento da história toda a humanidade possa ter uma habitação digna, um lugar digno para chamar casa”.

VI Dia Mundial dos Pobres

A bênção da escultura feita pelo Papa Francisco na Praça São Pedro antecede, assim, o VI Dia Mundial dos Pobres que será celebrado no domingo, 13, a partir das 10h na Itália, 6h no horário de Brasília, com transmissão ao vivo do Vatican News em português. A celebração eucarística vai contar com a participação, como acontece tradicionalmente nessa data, de pessoas pobres. Ao final de cerimônia, na Sala Paulo VI, 1300 deles vão ganhar almoço que será oferecido pela Sociedade de Navegação Amigo. Mais uma oportunidade para compartilhar a vida com os pobres, como disse o Papa Francisco na Audiência Geral, ao saudar os peregrinos de língua espanhola:

“Eu os encorajo a continuar no caminho da fraternidade e da paz, abertos ao diálogo e ao encontro com os outros. Que Maria nos acompanhe nesse percurso e nos ajude especialmente a compartilhar nossa vida com os pobres, cujo Dia Mundial celebraremos no próximo domingo. Que Jesus o abençoe e que a Virgem Santa os proteja.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo