Oração e missão

Nesta quinta-feira, CNBB convida à oração pela paz em Moçambique

Quarta edição da Jornada de Oração e Missão tem como intenção a paz em Moçambique

Da Redação, com CNBB

paz

Iniciativa de oração acontece neste 1º de julho/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Nesta quinta-feira, 1º, os fiéis são convidados a rezar, em algum momento do dia, pela paz em Moçambique. Esta é a quarta edição da Jornada de Oração e Missão, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN).

O país do sudeste da África enfrentou uma guerra civil por pelo menos duas décadas, de 1970 a 1990, resultando na morte de mais de 1 milhão de habitantes. Além disso, Moçambique passou por situações de catástrofes naturais, como o triste ciclone que dizimou a cidade de Beira em 2019. Além de ataques terroristas desde 2017, especialmente na região de Cabo Delgado, cidade de Pemba.

Leia também
.: Cabo Delgado: doação do Papa leva centros de saúde para deslocados
.: Fundação AIS intensifica apoio à comunidade cristã em Moçambique

A iniciativa coloca o valor da oração como “agir missionário” e propõe que cada cristão católico dedique um tempo do dia para rezar pelo país. Pelas redes sociais, cada um pode se unir à iniciativa com a hashtag #rezepormocambique.

Missão brasileira

A Igreja Católica do Brasil possui um trabalho missionário no país há décadas. Na Arquidiocese de Nampula, desde 1995, missionários enviados pelo Regional Sul 3 da CNBB, que reúne toda a Igreja do Rio Grande do Sul, atuam no Projeto Igrejas Solidárias, entre sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas.

Além disso, há missionários e missionárias brasileiros na diocese de Pemba. A missão é organizada pelo Regional Sul 1 da CNBB, que compreende o estado de São Paulo (SP) desde 2018.

Leia também
.: Bispo africano agradece colaboração missionária do Regional Sul 1

Já na região de Dombe, que fica na diocese de Chimoio, está instalada, desde 2006, a Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica católica que acolhe dependentes químicos e outros vícios.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo