Liturgia das Horas

Na Catedral de Olinda e Recife, bispos rezam pelo Congresso Eucarístico

Missa de abertura acontece no Centro de Convenções de Recife, onde será realizada grande parte da programação do Congresso Eucarístico

Ronnaldh Oliveira
Enviado a Recife (PE)

Bispos reunidos na catedral da arquidiocese de Olinda e Recife / Foto: Ronnaldh Oliveira

Os mais de 200 bispos inscritos no 18º Congresso Eucarístico Nacional se reuniram na tarde dessa sexta-feira, 11, às 15h na catedral Metropolitana da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Eles rezaram a hora média da liturgia das horas, em comunidade, não só pelo bom êxito do Congresso mas também pela vida da Igreja em todo o território nacional.

Acesse
.: Mais notícias sobre o 18º Congresso Eucarístico Nacional

Esse foi o primeiro momento espiritual do Congresso, reunindo os pastores, religiosos, consagrados, seminaristas e o povo de Deus. O lugar escolhido deu-se não só pelo fato da Igreja ser a sede arquidiocesana, mas também por Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife de 1964 a 1985 e grande ícone da Igreja Católica, estar sepultado no local.

Leia também
.: Representando o Papa, Cardeal Marto destaca alegria de vir ao Brasil

No início da oração, o Arcebispo Metropolitano, Dom Fernando Saburido, acompanhado do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro e do legado pontifício, o bispo emérito de Leiria-Fátima, Portugal, Cardeal António Augusto dos Santos Marto, adoraram o Santíssimo Sacramento e depois fizeram orações pessoais frente ao túmulo de Dom Hélder.

O arcebispo da Arquidiocese de Manaus, Cardeal Leonardo Steiner, afirma que esperou esse momento para encontrar com Jesus na Eucaristia, “pão que se reparte para que haja pão em todas as mesas”. “É uma grande alegria e agradeço à Diocese de Olinda e Recife por nos receber e oferecer essa oportunidade para a Igreja no Brasil de novamente aprofundarmos e meditarmos a Eucaristia, tão importante na nossa vida de comunidade e nossa vida de igrejas particulares”.

Já no fim do momento oracional, os bispos ouvirem um pronunciamento de Dom Hélder proferido por um delegado arquidiocesano. A mensagem abordava o compromisso de Dom Helder com os pobres, com uma Igreja simples para os simples. Todos receberam uma cruz peitoral, réplica daquela usada pelo Servo de Deus, que está em processo de beatificação.

Missa de abertura

Após a liturgia das horas, o episcopado foi ao seminário de Olinda e Recife para conhecer o espaço após as reformas realizadas. Foram também para o museu de Arte Sacra de Olinda.

A Santa Missa oficial de abertura do Congresso acontece às 18h, no Centro de Convenções de Recife com todo o povo de Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo