Acampamento

Movimento Mães que Oram pelos Filhos: 10 anos transformando vidas

Celebração será recordada no Acampamento que acontecerá na sede da Comunidade Canção Nova entre os dias 16 e 18 de abril

Julia Beck
Da redação

Terço do Movimento Mães que Oram pelos Filhos /Foto: Canção Nova

O Movimento Mães que Oram pelos Filhos completa, em 2021, 10 anos de sua fundação. A celebração será recordada no Acampamento que acontecerá na sede da Comunidade Canção Nova entre os dias 16 e 18 de abril.

Neste ano, o sétimo acampamento do movimento, assim como em 2020, não contará com a presença dos fiéis. Além da TV Canção Nova, outras emissoras farão a transmissão de algumas partes do encontro. São elas: TV Evangelizar, Pai Eterno e Belo Horizonte.

Somente a TV Canção Nova transmitirá na íntegra o acampamento. O objetivo da transmissão em cadeia é propagar a mensagem do acampamento para mais pessoas do Brasil e do mundo.

Caminho de Santidade

Com o tema “Fica conosco Senhor, Teu amor nos sustenta” (Lc 24, 29), o Acampamento deste ano completará o “Caminho de Santidade”, uma proposta vivida desde 2019 pelo carisma.

A coordenadora nacional e internacional do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, Angela Abdo Campos Ferreira, recorda que o primeiro momento foi a reconciliação (2019), depois a oração (2020) e agora, será a Eucaristia (2021).

“Primeiro, precisamos aprender a nos perdoarmos uns aos outros, a gente e Deus. Depois do vaso limpo, a gente vai aprendendo a conectar-se com Deus através da oração. A forma de nos mantermos no caminho da oração diante das batalhas diárias é a Eucaristia”, explica.

Imagem de divulgação do Acampamento /Foto: Divulgação – Canção Nova

Eucaristia em tempos de pandemia

O diretor espiritual do movimento, padre Hadeleon Santana, afirma que o tema do acampamento deste ano é providência de Deus.

“Ele traz esse tema já como uma resposta para tudo aquilo que nós estamos vivendo neste contexto da sociedade na pandemia, provocada pela Covid-19”, observa.

O sacerdote sublinha que, neste tempo, há o combate de um vírus invisível, mas que traz consequências visíveis para o coração do ser humano.

O tempo, observa o presbítero, é de muita solidão, muito vazio, sentimento de abandono, de incerteza.

“A gente vem para refletir um tesouro imenso que nós temos: a Eucaristia, que é sustento e presença de Deus. Ela traz para nós essa certeza de que o nosso Deus não nos abandona, e sabemos que esse sentimento, agora, por causa da pandemia, está aflorado em nós”, reflete.

Alguns questionamentos estão presentes na sociedade atual: “Onde está Deus? Onde está o Deus que me ama?”. Padre Hadeleon afirma que a Eucaristia é a resposta.

“A Eucaristia é o modo concreto que Deus encontrou para dizer que não nos abandona, que fica conosco e que é nosso sustento. Eu penso que esta palavra é um consolo para nós neste tempo de pandemia.”

Mensagem de Nossa Senhora de La Salette

Coordenadora nacional e internacional do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, Angela Abdo/ Foto: Arquivo Pessoal – Angela

Angela revela que a mensagem de Nossa Senhora de la Salette é o fio condutor desta “Caminhada de Santidade”. Maria vai propondo essas etapas, e na etapa da Eucaristia chama atenção para o fato de muitas pessoas irem até a mesa eucarística sem estarem em condição disso.

Surgimento do carisma

O carisma foi uma inspiração da filha de Angela, Vanessa Campos Ferreira Menin. Ela sentiu em seu coração o desejo de rezar pelos filhos em família. A ideia de Vanessa foi se espalhando, e Angela conta que o grupo de oração foi iniciado com cinco mães. Depois, o movimento chegou a somar quinze mães e assim ficou durante três anos.

No terceiro ano, Wellington Silva Jardim, mais conhecido como Eto – missionário da Comunidade Canção Nova, casado com a cofundadora da comunidade, Luzia Santiago, sugeriu que Angela escrevesse o livro “Mães que oram pelos filhos, tudo pode ser mudado pela força da oração”.

“Esse livro foi uma semente que germinou no Brasil todo”, revela Angela. A coordenadora do movimento relata que começaram a surgir grupos no Brasil e no mundo. Dom Luiz Mancilha Vilela assumiu então a função de diretor espiritual, juntamente com padre Anderson Gomes.

“Exército” de mães que oram

O carisma do movimento das mães que oram pelos filhos existe como uma grande ferramenta que Deus, mediante seu espírito, suscita na Igreja para levantar um exército de mães que oram. É o que destaca o diretor espiritual do movimento, padre Hadeleon.

“Sabemos que a vida de uma mãe é uma vida de muita luta pelos filhos, pois toda mãe quer ver seu filho bem, feliz e realizado. E tantas vezes as mães buscam instrumentos que não trazem a eficácia necessária”, observa.

Para o sacerdote, o carisma do movimento das mães que oram surge na Igreja para arrebanhar um exército de mães que têm capacidade, dom, humildade de dobrar o joelho diante de Deus e reconhecer que o seu filho é filho amado de Deus.

Quando uma mãe humildemente dobra seus joelhos, fica curvada diante de Deus, pelo poder da oração que tudo transforma, que tudo modifica, começa a ver seu filho ficar de pé, complementa o presbítero.

Frutos

Segundo padre Hadeleon, um dos frutos mais perceptíveis destes dez anos do Movimento Mães que Oram pelos Filhos é uma mãe que ora ver seu filho realizado, porque a oração transforma.

“Talvez não na primeira semana, não no primeiro mês, não no primeiro ano, mas no tempo de Deus. Não há nada que não seja transformado pela força da oração”, reforça.

Quando uma mãe dobra o joelho e vê seu filho ficando em pé, vira testemunho dentro de casa e a família começa a ser transformada, frisa o presbítero.

Diretor Espiritual do Movimento Mães que Oram pelos Filhos, Padre Hadeleon Santana/ Foto: Arquivo Pessoal – Padre Hadeleon

O movimento, no carisma específico de intercessão, de súplica, alcança toda família, destaca padre Hadeleon. “É o que nós queremos. Salvar as famílias e levá-las para Deus”.

Ainda sobre os frutos, Angela destaca também a conversão de muitas mães e acrescenta a formação de novas liderança para a Igreja. Segundo a coordenadora do movimento, a partir da oração muitas mães iniciam serviços importantes dentro da Igreja.

Sonhos para o movimento

Para esse ano de 2021, o grande sonho do movimento tem sido uma plataforma de conteúdos sobre o movimento. Uma parte do sonho já foi realizado, explica Angela.

A coordenadora conta que, com a ajuda da Canção Nova, muitos livros ganharam uma versão digital. “Todos os grupos do exterior, do Nordeste e onde o frete é muito caro já estão podendo ter acesso a esses livros e a todo material de formação do movimento”.

Outro sonho, que está sendo realizado, é uma maior dedicação aos grupos internacionais. Com as redes sociais, está ocorrendo a união dos grupos que já existem no exterior.

No entanto, o grande sonho de Angela é ver enraizado o carisma. “Não como algo da moda, mas como algo que transforma a vida”, sublinha.

Padre Hadeleon também frisa o desejo de que o movimento se expanda. Nós esperamos que o movimento, através do seu carisma, possa ser esse instrumento de ajuda à Igreja como instrumento profundo de oração”.

“O que nós queremos é que as famílias sejam evangelizadas. O que nós sonhamos é que os pais voltem a rezar nas suas casas. Se isso acontecer, nós estamos felizes demais, porque estamos alcançando a missão que Deus nos confiou neste movimento”, sublinha.

Mais do que uma perspectiva, o sacerdote afirma que o movimento deseja mais famílias para Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo