De 22 a 24 de novembro

Frase de monsenhor Jonas Abib marcará 13º Canção Nova Sertaneja

Evento terá como tema a expressão do fundador da comunidade Canção Nova: “Aguenta firme, meu filho!”

Julia Beck
Da redação

Canção Nova Sertaneja 2019 tem como tema frase de autoria do monsenhor Jonas Abib/ Foto: Eventos – Canção Nova

“Aguenta firme, meu filho!”. A frase do fundador da comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, é tema do Acampamento Canção Nova Sertaneja que começa nesta sexta-feira, 22. “O monsenhor Jonas sempre disse essa frase. Essa expressão é maravilhosa e marcante para todo mundo da comunidade e para todos que a amam”, revela diácono Nelsinho Corrêa — membro da comunidade Canção Nova e um dos idealizadores do evento, juntamente dos missionários Paulo Eleutério, Adriano Moraes e Geraldo Galvão.

O tema decidido e divulgado no ano passado passou, de acordo com o diácono, pela confirmação do monsenhor. Durante o evento deste ano, o diácono conta que a expressão “Aguenta firme, meu filho!” será adaptada para cada tema das palestras do acampamento: vocação, família, juventude, persistência e evangelização.

Em sua 13º edição, o Acampamento Canção Nova Sertaneja segue com atividades tradicionais. Neste ano, o evento contará com uma maior participação das crianças e um café tropeiro continuará sendo oferecido gratuitamente a todos os participantes. “As pessoas poderão tomar um café da roça quentinho. A contribuição é livre e todo valor arrecadado será doado para a comunidade”, completa o idealizador do evento.

Tradicional café servido aos participantes do Acampamento Canção Nova Sertaneja/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Tradição

A cavalgada que começou pequena, com 78 cavalheiros em 2016, chegou no ano passado a registrar a participação de mais de 7.400 cavaleiros. “Mais que uma cavalgada, se tornou uma tradição”, relata diácono Nelsinho, acrescentando que a cavalgada se tornou uma das maiores do país.

“É muito lindo quando esse povo chega no centro de evangelização, a emoção deles, é abençoado. A gente que acompanha desde o primeiro vê muitos que participaram dessa cavalgada ainda bebês, já rapazes, ou casais que fizeram promessa para engravidar, com seus filhos, então é muito bonito, a expectativa é grande”, frisou o diácono.

Cavalgada do Acampamento Canção Nova Sertaneja/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Família sertaneja chega a cavalo no Centro de Evangelização da Canção Nova/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Pregações

O diácono Nelsinho Corrêa presidirá duas das cinco pregações que os sertanejos poderão acompanhar nestes dias de acampamento. A primeira delas “Aguenta firme, meu filho(a) – ‘Não vos deixarei órfão, eu voltarei (Jo 14,18)’”, será sobre o Espírito Santo e o sacramento do batismo. Direcionada a todos os batizados, a palestra destacará o consolo dado pelo Espírito Santo e motivará o anúncio de Cristo.

“O batizado possui a força de anunciar o Cristo, de testemunhar o Seu amor e levá-lo a outras pessoas, além de contar sempre com o Espírito Santo, Aquele que vem nos consolar em todas as nossas aflições e dificuldades. Essa palestra será um apelo para que as pessoas deixem o Espírito Santo agir em suas vidas e uma retomada de consciência de que todos os batizados podem contar com Ele para evangelizar”, comentou.

Diácono Nelsinho durante palestra no Acampamento Canção Nova Sertaneja/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Com o tema “Aguenta firme meu filho(a) – ‘Como um pai, se compadece de seus filhos, o Senhor se compadece de vós’ (Sl 103,13)”, a segunda palestra falará a todos que se sentem sozinhos, abandonados e deixados de lado. “O Senhor tem compaixão de nós”, afirma diácono Nelsinho. “Nós vivemos um momento muito sofrido, por isso falarei um pouco sobre suicídio e depressão. Hoje o índice de suicídio é alarmante nas muitas faixas etárias e as pessoas precisam saber que não estão abandonadas, que ninguém está sozinho. Deus está conosco, por isso: Aguenta firme, meu filho!”.

Além das pregações que serão conduzidas pelo diácono Nelsinho Corrêa, o público poderá participar da pregação do Diácono Elenildo Pereira, Adriano Moraes e Elias Junior sobre o tema “Aguenta firme meu filho(a) – ‘Só é feliz quem realiza sua vocação’ (Lucas 5, 1-10), da palestra que será presidida por Geraldo Galvão e Paulo Sérgio Eleutério com o título “Aguenta firme meu filho(a) – ‘Não desista da sua família’ (Atos 16,31)”, e da pregação de Fernanda Silva e Jakeline D’Onofrio sobre o tema “Aguenta firme meu filho(a) – ‘No mundo tereis aflições, coragem eu venci o mundo’ (Jo 16,33)”.

Relançamento de livro

Livro “Simples ato de evangelizar” que será relançado neste final de semana/ Foto: Julia Beck – Canção Nova

O jornalista Jean Cesar de Oliveira escolheu o Acampamento Canção Nova Sertaneja para relançar seu livro “Simples ato de evangelizar”.

Diácono Nelsinho conta que a obra fala das vivências do jovem com seus pais na roça de modo simples e evangelizador. “O Jean é um menino da roça, filho de um funcionário de muitos anos da Canção Nova e neto do Oscar Barbudo. Ele [Jean] é aquele caipira/sertanejo original. A obra é uma ótima indicação para quem deseja conhecer mais do cotidiano de uma família sertaneja”.

O escritor revela que a escolha de relançar o livro no acampamento voltado para as famílias sertanejas da Canção Nova está intimamente ligada na criação da obra. “Meu livro foi criado aqui na Canção Nova. Depois que comecei a trabalhar na Fundação João Paulo II [mantenedora do sistema Canção Nova de Comunicação] pude observar que o simples ato de evangelizar está no nosso cotidiano, em um sorriso, um ‘bom dia’, um ‘boa tarde’ e isso reflete muito nas minhas origens”, contou Jean.

O jornalista e escritor, Jean Cesar/ Foto: Julia Beck – Canção Nova

“O simples fato de evangelizar está presente neste povo sertanejo. O Acampamento Sertanejo tem tudo a ver com a essência da família sertaneja. O acampamento reúne todo esse povo sertanejo que desde o início ajuda Canção Nova. (…) Meu livro tem essa questão de evangelizar e estimula esse convívio familiar que o acampamento promove”, completou o jornalista.

Apesar de retratar o cotidiano das famílias rurais, Jean conta que o público-alvo de seu livro é outro: as famílias das cidades. “O intuito de escrever o livro é para apresentar, principalmente para as famílias que não são do meio rural, o simples ato de evangelizar, como as famílias do meio rural vivem e como é a simplicidade delas, algo capaz de propagar o amor de Deus”, destacou.

A obra será relançada no sábado, 23, e no domingo, 24, na loja Canção Nova. O livro pode ser adquirido na loja física ou no site (loja.concaonova.com).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo