Prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé tinha 83 anos
Da redação, com Vatican News
Na noite desta quinta-feira, 26, faleceu em Roma o cardeal norte-americano William Joseph Levada, Prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé. Cardeal Levada foi o único bispo norte-americano a participar do comitê editorial da Comissão para o Catecismo da Igreja Católica.
O seu serviço pela Igreja
Cardeal Levada nasceu em Long Beach, arquidiocese de Los Angeles, em 15 de junho de 1936 e depois da ordenação na Basílica de São Pedro em 20 de dezembro de 1961, prestou serviços na paróquia de Los Angeles por cinco anos. Em março de 1983 João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Los Angeles e em 1986 foi promovido para a sede episcopal de Portland. Em 1995 foi nomeado bispo de San Francisco.
Em março de 2005 foi nomeado por Bento XVI Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, substituindo o então Joseph Ratzinger e em 2006 foi criado cardeal.
Desde 2012 é Prefeito emérito da Congregação para a Doutrina da Fé, da Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”, da Pontifícia Comissão Bíblica e da Comissão Teológica Internacional.
Com a morte do cardeal Levada, o colégio cardinalício fica composto por 212 cardeais dos quais 118 eleitores em um eventual conclave e 92 não eleitores.