Falecimento

Morre Dom Walmir Alberto Valle, bispo emérito de Joaçaba (SC)

Dom Walmir atuou como bispo titular da diocese entre os anos de 2003 e 2010

Da redação, com Arquidiocese de Florianópolis

A diocese de Joaçaba comunicou, na manhã desta segunda-feira, 26, o falecimento de seu bispo emérito, dom Walmir Alberto Valle, IMC. O bispo, que atuou como titular na diocese do meio oeste catarinense entre os anos de 2003 e 2010, tinha como lema episcopal “No serviço a paz”.

Dom Walmir estava internado no Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST), em Joaçaba (SC), desde o dia 27 de julho quando, nesta madrugada, veio a óbito em decorrência de um câncer.

Histórico

Nascido no dia 14 de abril de 1948, no município de Nova Trento (SC), dom Walmir Alberto Valle era filho de Marçal Valle e Alzira Busnardo Valle. Sua ordenação presbiteral aconteceu, no dia 21 de dezembro de 1963, em Turim na Itália. Dom Walmir era religioso da Congregação Missionários da Consolante (IMC).

O bispo emérito exerceu seu ministério sacerdotal no Estado de São Paulo, em Turim (Itália), e no Estado de Roraima com indígenas. Foi nomeado bispo em 5 de novembro de 1985 para a diocese de Zé Doca, no Maranhão. Dom Walmir foi sagrado bispo em 6 de janeiro de 1986, pelas mãos do então Papa, hoje, santo, João Paulo II. Em 2003, foi transferido para a diocese de Joaçaba, onde exerceu seu ministério até 14 de abril de 2010.

Antes de ser ordenado bispo, dom Walmir foi redator da Revista Missões dos Missionários da Consolata (1974-1978) e provincial da região do Brasil dos Missionários da Consolata (1978-1984).

Sepultamento

O velório do bispo emérito acontecerá na catedral Santa Teresinha, em Joaçaba. Nesse período, haverá celebrações de Missas intercaladas pela oração do rosário. Dom Walmir será sepultado amanhã, às 9h, na cripta da catedral diocesana.

A diocese divulgou o cronograma de celebrações:

Dia 26 de agosto (Segunda-feira)

13h – Celebração da Santa Missa

19h – Celebração da Santa Missa

Dia 27 de Agosto (Terça-feira)

09h – Celebração de Despedida

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo