Colégio cardinalício

Morre o cardeal ganense Richard Baawobr

Bispo de Wa, em Gana, Cardeal Richard Baawobr havia sido criado cardeal pelo Papa Francisco há três meses, esteve internado e faleceu ainda em Roma

Da Redação, com Vatican News

O Cardeal Baawobr / Foto: Reprodução Vatican News

Morreu neste domingo, 27, aos 63 anos de idade, o Cardeal Richard Kuwiia Baawobr. Bispo de Wa, em Gana, ele havia sido criado cardeal pelo Papa Francisco no último consistório, de 27 de agosto, há exatos três meses. Porém, não participou da celebração no dia por motivos de saúde.

Cardeal Baawobr chegou a ir a Roma na véspera para receber o cardinalato, mas precisou ser internado e passou mais de dois meses no hospital. Poucos dias depois de ter deixado o quarto do hospital, faleceu, ainda em Roma.

A notícia da morte foi anunciada por um comunicado do secretário-geral dos Missionários de África (Padres Brancos), do qual o purpurado fazia parte. Segundo o comunicado, o cardeal foi levado de ambulância da Casa Geral ao hospital Gemelli às 17h45 (hora local) e às 18h25 recebeu-se a notícia do falecimento. A nota foi assinada pelo padre André-Léon Simonart. “Que Richard descanse na paz de seu Senhor, a quem serviu generosamente. As nossas orações e pensamentos dirigem-se também à sua família, à sua diocese, aos seus colegas bispos e a todos os seus amigos e conhecidos”.

Trajetória de Dom Richard Baawobr

O Cardeal Baawobr nasceu em 21 de junho de 1959. Ingressou na Sociedade dos Missionários da África em 1981. Como religioso, fez o juramento missionário em 5 de dezembro de 1986 no St Edward’s College em Londres e foi ordenado sacerdote em Gana em 18 de julho de 1987.

Estudou teologia no Instituto Missionário de Londres e depois exegese bíblica. Obteve a licenciatura em Escritura e doutorado em Teologia, com especialização em Teologia Bíblica. Foi o primeiro sacerdote africano eleito superior-geral da Sociedade dos Missionários da África em 2010.

Em 30 de julho de 2022, foi eleito presidente do SECAM, o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar, durante a 19ª Assembleia Plenária do órgão continental, realizada em Acra, Gana.

Bispo de Wa desde 2016, o Papa Francisco o incluiu na lista de 21 novos cardeais em 29 de maio de 2022 e o criou cardeal no dia 27 de agosto seguinte. Com sua morte, o Colégio dos Cardeais fica composto por 225 cardeais, dos quais 126 são eleitores e 99 são não-eleitores.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo