Falecimento

Morre Dom Terra, bispo auxiliar emérito de Brasília (DF)

Dom Terra faleceu aos 97 anos no fim da manhã desta sexta-feira, 11, depois de algumas semanas internado

Da Redação

Dom João Evangelista Martins Terra / Foto: Facebook pessoal

Com grande pesar a Arquidiocese de Brasília comunica o falecimento do bispo auxiliar Emérito, Dom João Evangelista Martins Terra. Ele faleceu aos 97 anos no fim da manhã desta sexta-feira, 11, depois de algumas semanas internado. Era querido por todos e muito amigo da Comunidade Canção Nova, em especial do fundador, Monsenhor Jonas Abib. 

Amanhã, as 7h será a abertura da Catedral e o início do velório. Em seguida as 11h acontecerá a missa de corpo presente e após a missa será o sepultamento na Cripta.

Paulista de Jardinópolis, nasceu em 7 de março de 1925 e foi ordenado padre em 1956 no Rio de Janeiro, aos 31 anos de idade. Em 1964, ingressou na Companhia de Jesus. Em 1988, recebeu a Ordenação Episcopal na cidade de São Paulo, adotando o lema episcopal: “Cum Christo Et In Ecclesia” – “Com Cristo e Na Igreja”. Na arquidiocese de Brasília, foi bispo auxiliar por 10 anos, de 1994 a 2004.

Doutor nas áreas de Teologia, Filosofia, Sagrada Escritura, Arqueologia e em línguas semíticas, foi considerado um biblista de renome. Escreveu mais de 220 obras publicadas por vários países do mundo. Morou 10 anos em Roma, onde trabalhou no jornal L’Osservatore Romano e pôde servir aos Papas da época: primeiro João Paulo II, depois, Bento XVI.

Entre os legados que deixa, está o Instituto Bíblico de Brasília e o Instituto Divino Mestre. Esse último foi fundado por ele para formar professores para os seminários nacionais e internacionais. E foi lá que ele passou seus últimos dias. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo