Diocese de Caxias do Sul

Missa no Santuário de Caravaggio abrirá fase diocesana do Sínodo 2023

Celebração deve reunir representantes das sete regiões da Pastoral da Diocese de Caxias do Sul; síntese local deverá ser enviada em março para a CNBB

Da Redação, com Diocese de Caxias do Sul

Coletiva de imprensa sobre a abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos na diocese de Caxias do Sul / Foto: Vinicius Dieter

Uma celebração eucarística neste domingo, 17, às 15h, dará início à fase diocesana do Sínodo dos Bispos na diocese de Caxias do Sul. Nesta sexta-feira, 15, a equipe diocesana concedeu coletiva de imprensa sobre a caminhada local até o mês de março.

A Missa, em unidade com as dioceses do mundo todo, será realizada no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Devem estar reunidos representantes das sete regiões de Pastoral da diocese, em comunhão com o bispo diocesano, Dom José Gislon.

Realizada a abertura e o envio da equipe responsável em dinamizar o Sínodo nas Regiões de Pastoral, que englobam as 73 paróquias e quase mil comunidades da Diocese, inicia o processo de formação e instrução para a equipe. Nas quintas-feiras, 21 e 27 de outubro, serão realizados encontros de aprofundamento sobre a temática da sinodalidade com os representantes do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas.

Leia também
.: Papa: celebrar o Sínodo significa caminharmos juntos na mesma estrada

Durante o mês de novembro, nas paróquias e comunidades, serão realizados encontros para conversar sobre o Sínodo. Como subsídio, o material disponibilizado pela Coordenação de Pastoral da Diocese. A partir do impresso, por meio de três QR Codes, os fiéis serão convidados a estudarem a temática e contribuírem com o processo sinodal a partir das perguntas: “Como é que este ‘caminho em conjunto’ está acontecendo na nossa Igreja local? Que passos é que o Espírito [Santo] nos convida a dar para crescermos no nosso ‘caminhar juntos’?”.

Ao longo dos meses iniciais de 2022, a equipe diocesana fará as sínteses que serão enviadas à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esta irá compilar o trabalho das dioceses brasileiras e fará o posterior encaminhamento à Conferência Episcopal Latino-americana e Caribenha (Celam). Por fim, o Celam enviará o documento a Roma, com a finalidade de dar subsídios para o documento de trabalho dos bispos que estarão lá, em 2023. A previsão da conclusão da fase diocesana e do envio da síntese local é o dia 25 de março de 2022, solenidade da Anunciação do Senhor.

Sobre o Sínodo

Iniciado pelo Papa Francisco em Roma no domingo, 10 de outubro, o Sínodo se estende até 2023 e irá tratar sobre a “sinodalidade” eclesial. A palavra vem do grego e, em tradução simples, é traduzida como “caminhar juntos”. A Igreja irá discutir sobre três palavras-chave: participação, comunhão e missão, a partir do tema: “Por uma Igreja sinodal”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo