Igreja

Matriz de São Miguel Arcanjo em Piquete (SP) será elevada a Santuário

Paróquia de São Miguel Arcanjo em Piquete (SP) recebeu notícia da elevação no ano passado se prepara para a cerimônia de Instalação Canônica no dia 29 de setembro deste ano

Denise Claro
Da redação

Matriz de São Miguel Arcanjo em Piquete (SP) será elevada à Santuário./ Foto: Divulgação

A Paróquia de São Miguel Arcanjo, localizada na cidade de Piquete (SP), e pertencente à Diocese de Lorena, recebeu, no dia 29 de setembro, um dom e uma missão: a elevação da sua Igreja Matriz à categoria de Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo.

O pároco da Matriz, padre Fernando Sampaio, comenta a novidade. “Um Santuário é um local de cura de almas, de uma devoção especial e de peregrinação constante de devotos de várias localidades. Muitos vêm se apresentar, pedir e agradecer a proteção do Arcanjo Miguel. É constante a presença de devotos em Piquete.”

Turismo Religioso

O templo está localizado em uma das veias principais do turismo religioso: estrada de ligação MG e SP (Lorena-Itajubá), passagem de milhares de peregrinos do Santuário Nacional e de outros santuários da região como Santa Cabeça e o Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista. 

“A Matriz de São Miguel não tem sido só local de passagem de peregrinos, mas de acolhida, oração, conforto espiritual e de muitas graças para os devotos do Arcanjo. Muitas romarias são acolhidas há décadas em Piquete.”

O sacerdote explica que, em 2017, com a fundação da Rota São Miguel, toda esta acolhida aos peregrinos foi organizada, bem como o estreitamento de laços com outros Santuários, prefeitura municipal e com entidades ligadas ao turismo da região. 

“Dom Wladimir, nosso Bispo Diocesano, marcou a instalação canônica para o dia 29 de setembro de 2022. A Igreja será dedicada, de forma especial, e reconhecida como local de especial consagração para a cura das almas, oração dos devotos e encontro com Deus e com os irmãos. Sobretudo, será um centro diocesano de evangelização, principal missão da Igreja.”

O padre afirma que para a cidade e para a comunidade local, o Santuário será uma alavanca que, além de prestar assistência religiosa e evangelizadora (principal objetivo), ajudará na transformação social da cidade. 

“Peregrinos movimentam a cidade de muitas maneiras. Quando chegam, almoçam em algum lugar, procuram pousadas, adquirem lembranças e objetos de devoção. Isso é significativo e deve motivar a todos! O Santuário terá seu papel de ajuda na transformação social. Já estamos experimentando isso.”

Preparação e expectativa

Padre Fernando comenta que a comunidade católica piquetense recebeu a notícia com alegria e está comprometida. “Piquete esperava há anos essa grande graça!”, salienta. 

A cerimônia de Instalação Canônica será no dia 29 de setembro deste ano, às 16h. Será preparada pela novena de São Miguel e participada todos os dias por Dom Joaquim Wladimir e por padres e bispos por ele convidados.

“Desde que recebemos a boa-notícia, estamos trabalhando para realizar melhorias. Paróquia, Prefeitura, Câmara Municipal e Rota São Miguel. Neste ano, precisamos construir uma pequena lanchonete no jardim da Matriz e uma loja com artigos devocionais. Também precisaremos aumentar o número de banheiros e fazer melhorias na infraestrutura do local. 

Os fiéis podem participar ativamente da preparação. “Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a Paróquia pelo número (12) 31561191 ou fazer sua doação pelo pix paroquiasaomiguelpiquete@gmail.com. Agradecemos quem puder visitar a Matriz, adquirir o carnê pró-Santuário ou contribuindo como puder.”, conclui o padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo