Solenidade

Padre na Festa dos Santos Arcanjos: "Protetores e amigos dos fiéis"

Igreja celebra nesta quarta-feira, 29, São Miguel, São Gabriel e São Rafael; conheça mais sobre essa devoção

Julia Beck
Da redação

São Rafael, São Miguel e São Gabriel /Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

São Miguel, São Gabriel e São Rafael estão no centro da solenidade vivida pela Igreja nesta quarta-feira, 29, a Festa dos Santos Arcanjos. O missionário da Comunidade Canção Nova, padre Márcio Prado, recorda que a celebração, a princípio, era dedicada apenas a São Miguel.

Padre Márcio Prado/ Foto: Andréia Britta – Canção Nova

A data surgiu em meados do século V, quando uma Igreja de Roma foi dedicada no dia 29 de setembro. Posteriormente, os outros arcanjos foram inclusos na celebração. A devoção teria se espalhado pela Europa, até ganhar o mundo.

“A Igreja vê os arcanjos como protetores e amigos dos fiéis”, afirma padre Márcio. Dentro da hierarquia dos anjos, Miguel, Gabriel e Rafael possuem o grau de arcanjo, ou seja, eles têm uma função além da dos anjos, são protetores.

De acordo com a Igreja, cada pessoa tem um anjo da guarda e esses arcanjos aparecem nas Sagradas Escrituras com um certo destaque por algo bem específico.

Atribuições dos arcanjos segundo as Sagradas Escrituras

O escritor e mestre em Teologia, Rafael Brito, explica que os santos arcanjos são seres reais e espirituais que estão no mundo e intercedem por homens e mulheres. “Segundo São Tomás de Aquino, eles são responsáveis pelos grandes anúncios e missões”, ressalta.

São Miguel é considerado o guardião da Igreja. São Rafael é reconhecido como aquele que traz a cura. Já São Gabriel é o anjo da anunciação da salvação, explica Brito.

Leia também
.: Padre comenta devoção a São Miguel Arcanjo: defensor do povo de Deus

Desde o antigo testamento, o escritor afirma que São Miguel conduz o povo de Israel para fora do Egito. “Ele é o anjo chefe do exército do Senhor. Na tradição judaica ele é o arcanjo guardião do povo israelita. Para nós, povo da nova aliança de Jesus, Miguel é guardião do povo de Deus e da Igreja”.

Gabriel, prossegue, é o grande anunciador. O arcanjo, de acordo com o teólogo, está presente, sobretudo, nos escritos de Daniel, quando anuncia as coisas que estão por vir.

“Ele anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e o nascimento de nosso Senhor. Gabriel tem uma importância fundamental pra entregar à humanidade as mensagens do Senhor. A tradição católica ensina que Gabriel é aquele que tocará a trombeta no Apocalipse, no último dia”.

Leia mais
.: A missão de São Rafael Arcanjo

Brito destaca que Rafael é o anjo da cura. “No livro de Tobias podemos encontrar uma história com ele. Ele representa este amor de Deus que nos cura através de seus anjos”, sublinha.

Sendo assim, o escritor resume que Miguel é o anjo da guerra, da batalha, Gabriel é o que anuncia, Rafael é o que acompanha e guia.

Oração aos santos arcanjos

Brito reforça que os anjos são seres espirituais e invisíveis, porém são reais. “Temos dificuldade, muitas vezes, de nos relacionarmos com eles porque quando falamos do mundo espiritual entendemos por algo abstrato”, pontua.

No entanto, o teólogo reforça que para ter um encontro e intimidade com os anjos, é preciso ter como fonte Jesus.

“Quanto mais conheço Jesus, mais conhecerei os anjos. É uma premissa: não é o anjo que me faz conhecer Jesus, mas é Jesus que me faz conhecer o céu e os anjos. Aqui entra aquilo que na teologia dogmática conhecemos como comunhão dos santos”, explica.

Padre Márcio reforça que, como fiéis, todos podem clamar a proteção dos arcanjos nas diversas situações em que estiverem vivendo.

“Invocar São Miguel diante dos combates da vida. Invocar São Gabriel que anunciou a Boa Nova e invocar São Rafael o anjo das curas, em busca de curas físicas e da alma”, frisa.

Além de invocá-los em diversas situações cotidianas, o sacerdote incentiva homens e mulheres a pedirem aos santos arcanjos o dom de serem como anjos na vida dos outros.

Quaresmas, novenas e trezenas

As novenas, trezenas, quaresmas e, sobretudo, nesse tempo, a quaresma de São Miguel, contribuem para que o povo de Deus possa estar em maior comunhão com Deus através dos arcanjos, revela o presbítero.

Segundo padre Márcio, pedir e contar com a proteção dos arcanjos é uma “ferramenta”, bem e graça espiritual para o povo de Deus. “Contamos com Deus, por excelência, com a intercessão de Maria, dos santos e contamos também com os arcanjos”, complementa.

A oração do dia a dia, que completa uma novena, trezena ou quaresma, significa comunhão com Deus na perseverança do dia a dia, aponta o presbítero. “É um tempo forte de oração”, revela.

Livro “O segredo dos anjos”

Livro “O Segredo dos Anjos” /Foto: Reprodução Canção Nova

Inspirado pela devoção aos santos arcanjos, Brito conta que nesse tempo da pandemia percebeu que precisava conhecer melhor os santos anjos. Como teólogo, ele explica que quis buscar na Doutrina da Igreja o que é ensinado sobre os santos anjos.

“Escrevi nesse tempo esse primeiro livro, que faz parte de uma trilogia, que se chama ‘O segredo dos anjos’. Trato justamente dos seguintes questionamentos: ‘Como me relacionar com os anjos? É possível caminhar na terra me relacionando com os santos anjos?’. A Igreja diz que sim”, afirma. 

O livro, reforça o escritor, é uma oportunidade catequética e teológica, mas também uma oportunidade para homens e mulheres se relacionarem com o mundo espiritual e com os arcanjos. A obra está disponível na loja Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo