Obra apresenta a devoção, na América Latina, do santo considerado mártir da confissão
Liana Nunes
Correspondente em Brasília (DF)
A nunciatura apostólica em Brasília recebeu, na noite desta terça-feira, 12, o lançamento do livro “São João Nepomuceno no mundo íbero-americano: surgimento, expansão e declínio do culto de um santo do Antigo Regime”. O momento reuniu padres, bispos, religiosas, embaixadores e demais convidados para prestigiar a história do santo. A publicação, de autoria do doutor em educação Luís Pontes, é a única que fez o mapeamento da trajetória de São João Nepomuceno.
“Quando eu fiz a pesquisa literária eu descobri que já existiam muitas produções sobre a vida de São João Nepomuceno, mas não havia ainda uma narrativa que unificasse essa história. Por isso a ideia de fazer uma retomada da influência da vida do santo no Brasil e na América Latina através de um livro”, afirmou Pontes.
O Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquatro, acolheu o lançamento da obra a pedido da embaixada da República Tcheca e por entender a relevância na divulgação da vida e espiritualidade do santo para a igreja. “São João Nepomuceno tem a tarefa de recordar a importância do sacramento da confissão e o segredo da confissão é parte da identidade do sacerdote. É uma relação entre as almas e Deus”. O Núncio acrescentou, ainda, que o santo “obediente a essa identidade sacerdotal representa a riqueza de um sacramento”.
Relações Brasil – República Tcheca
Além do lançamento do livro, uma exposição fotográfica apresentou a importância do santo para o povo europeu. A divulgação da devoção de São João Nepomuceno no Brasil foi de responsabilidade dos Jesuítas, quando a Companhia de Jesus chegou ao País, em 1549. O santo mártir de inspiração para a ordem religiosa também foi influência para a criação da cidade de São João Nepomuceno, em Minas Gerais, estreitando laços entre o Brasil e a República Tcheca, país de origem do santo.
“Ele é uma ponte entre o nosso país e o Brasil. A cidade de São João Nepomuceno tem uma estreita relação de amizade com Nepomuk, município da República Tcheca. Antes era apenas uma relação institucional. Hoje tem caráter educacional, cultural, social e religioso”, ressalta a embaixadora da República Tcheca, Pavla Havrlíkova.
O livro está escrito em versões para o português e tcheco e, em breve, estará disponível para os fiéis.