De longe ou “de casa”, veteranos ou estreantes, jovens vivem a expectativa pelo Acampamento PHN 25 Anos, a cada dia mais próximo
Gabriel Fontana
Da Redação
O Acampamento PHN é um dos eventos da Comunidade Canção Nova mais aguardados todos os anos. São milhares de jovens que visitam a sede em Cachoeira Paulista (SP) para juntos levantarem a bandeira da busca pela santidade e da luta contra o pecado. E este ano a festa promete ser ainda mais especial, pois serão comemorados os 25 anos do PHN.
Em 2023, o tema do Acampamento PHN é “Dignos das promessas”, em alusão a um trecho da oração “Salve-Rainha”. Será a primeira vez que o evento terá um tema mariano, homenageando Nossa Senhora. Também será o primeiro PHN sem Monsenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova e que teve a inspiração deste movimento.
Todos estes elementos tornam esta edição ainda mais única, fazendo aumentar a expectativa de quem estará na Chácara de Santa Cruz, em Cachoeira Paulista (SP), na próxima semana, entre 12 e 16 de julho. A programação conta com diversas pregações, shows e atividades para fortalecer a espiritualidade de cada peregrino.
Entre quem participa do Acampamento PHN, tem quem viaja de longe e quem mora bem pertinho. Também tem quem é veterano e já esteve em muitas edições, e quem terá a sua primeira experiência. O que une todos é a expectativa de viver o que está por vir e o desejo de ser santo e, por hoje, não mais pecar.
O PHN se vive a cada dia
A estudante de Direito Giovanna Paiva, de São Paulo (SP), tem 20 anos e viaja para o Acampamento PHN desde 2017. Ela conta que, na época, estava se preparando para receber o sacramento da Crisma, quando sua avó materna faleceu. “Senti vontade de desistir do Crisma, de me afastar de Deus, mas ainda assim Jesus incomodava meu coração de participar do PHN”, relata.
Movida por este impulso, foi à Chácara de Santa Cruz e encontrou amparo. A jovem partilha que, na Missa celebrada pelo Monsenhor Jonas Abib, durante uma oração, ela recebeu o batismo no Espírito Santo. “Eu chorei muito, e era como se eu tivesse renascido e apoiado minhas forças em Deus. E a partir daquele momento, eu digo claramente que a minha fé infantil morreu, e Jesus plantou em mim o seu chamado, vocação, missão na minha vida. Quando voltei para casa, era como se eu fosse outra pessoa, eu mergulhei profundamente na intimidade com Jesus”, declara.
Apesar disso, a luta diária contra o pecado não é simples. Giovanna partilha que, em março de 2022, ela se afastou das atividades em sua igreja, inclusive o ministério de música, no qual estava há cinco anos. Mas, ao ouvir a música do Acampamento PHN 2022 – intitulada Pescador de Homens – uma chama foi reacesa.
“Eu pensei: Meu Deus, o que estou fazendo aqui? Não sou mais pescadora, não sirvo mais ao Senhor. E então, fiz uma oração sincera de pedir para que Deus mostrasse o caminho que Ele tem para mim e me trouxesse de volta para Ele, e o serviço ao Reino seja no ministério de música ou em outra pastoral. E a partir dessa oração, recebi confirmações através de orações e intercessores que vieram rezar por mim durante o retiro”, narra a jovem.
“Rogai por nós Santa Mãe de Deus”
Diante disso, Giovanna segue sua caminhada, animada para viver mais um Acampamento PHN. O tema deste ano também chamou sua atenção, justamente por ser mariano. Consagrada à Virgem Maria, ela diz que “Nossa Senhora realmente ajuda os jovens a alcançarem Jesus pela sua intercessão e a viver a luta contra todos os pecados, principalmente contra a castidade. A Virgem Maria é um grande exemplo de mulher para todos os jovens na constante e árdua busca da santidade”.
Leia mais
.: Busca pela santidade marcou início do Acampamento PHN
.: “Comece pelos jovens”: PHN marca evangelização da juventude
Na contagem regressiva para o evento, a expectativa de Giovanna é de justamente se aproximar cada vez mais de Nossa Senhora para poder ser digna das promessas de Deus. “Eu espero estar uma pessoa mais decidida a renunciar aos pecados que ainda tentam me vencer, espero que Deus cure meu coração para que eu possa voltar às pastorais em prol da salvação das almas. Há quase um ano, após o PHN, estou gerando testemunho, Deus tem moldado em meu coração, e acredito fielmente que, nesse PHN, essa obra será terminada para que eu retorne ao serviço do Senhor curada, ainda mais forte e íntima de Deus”, conclui.
Expectativa para o primeiro acampamento
Da mesma forma, a graduanda em Arquitetura e Urbanismo Ana Caroline da Silva, de Campos dos Goytacazes (RJ), conta com a intercessão da Virgem Maria para viver bem o seu primeiro Acampamento PHN. A jovem afirma que é Nossa Senhora quem a ajuda, diariamente, a combater as más inclinações, sendo ponto fundamental de sua fé.
“De casa”, Ana Caroline visita a Canção Nova desde que era criança. Contudo, ela nunca participou do Acampamento PHN, e nutria esse sonho há algum tempo. Neste ano, ela enfim o realizará, e já está preparada – começou a fazer as malas mais de uma semana antes do início do evento ao qual costuma assistir pela televisão, vibrando especialmente no momento do giro das camisetas.
Com muita expectativa, a jovem diz esperar especialmente também pelas pregações do padre Paulo Ricardo (na quinta-feira, 13, às 14h10; e na sexta-feira, 14, às 10h30), pelo show do Missionário Shalom (no sábado, 15, às 23h45) e pelas participações do Frei Gilson (show na sexta-feira, 14, às 21 h; e o Rosário com Jesus Eucarístico, no sábado, 15, às 04h). “Ambos foram e são muitos importantes na minha caminhada, com suas formações, pregações e músicas”, afirma Ana Caroline.
Após essa experiência, ela espera voltar para casa fortalecida na fé. E já tem a certeza de que este acampamento “veio reafirmar e cumprir com esta promessa de que as coisas não acontecem no nosso tempo, à nossa maneira, e que nossos esforços serão em vão se tentarmos fazer do ‘nosso jeitinho’. Mas se confiarmos em Deus e depositarmos n’Ele a nossa esperança – ou seja, ter fé naquilo que ainda não possuímos –, Ele fará”!
“Dignos das promessas”
Testemunho do cumprimento das promessas de Deus é a estudante de Comunicação Social – Rádio e TV, Maria Clara Berardo. Ela está matriculada na Faculdade Canção Nova e se mudou para Cachoeira Paulista após a experiência vivida no Acampamento PHN 2022.
A jovem relata que, em 2021, enquanto assistia ao Acampamento PHN pela televisão, ouviu o missionário da Comunidade Canção Nova, Pitter di Laura, dizer: “Você que está assistindo, ano que vem estará aqui, e virá com uma bandeira do Brasil”. Ela acreditou, e teve a única certeza de que estaria no Acampamento PHN 2022.
No ano seguinte, isso se realizou. Sem sequer ter onde dormir, Maria Clara rumou para a sede da Comunidade Canção Nova, confiante na Divina Providência. Chegando à cidade, conseguiu hospedagem na casa de uma mulher que não conhecia, mas enfim concretizando aquilo que havia sido profetizado.
O cumprimento das profecias
Durante o acampamento de 2022, contudo, ela descobriu que Deus ainda reservava novos sonhos e promessas para ela. “Em um dos momentos no Espaço Jovem, Jesus me lançou uma profecia de que, em seis meses, eu iria morar em Cachoeira Paulista e realizar meu sonho de estudar na Faculdade Canção Nova, cursando Rádio e TV”, afirma a estudante.
Logo após este momento, ela recebeu a confirmação da profecia. Uma amiga, que estava rezando ao seu lado neste momento, também disse que Maria Clara estaria residindo na cidade dentro de seis meses. Na sequência, outro rapaz lhe disse que “Jesus estava cuidando de tudo”.
A jovem partilha que, após estes seis meses, ela, de fato, se mudou para Cachoeira Paulista e se matriculou na Faculdade Canção Nova. Diante da concretização de cada promessa realizada por Deus e da vivência diária na chácara, desenvolvendo sua vida espiritual, Maria Clara frisa: “Acredito que o PHN é fonte de bênção a todo tempo e ajuda os jovens a entenderem que, mesmo na sua realidade atual, há salvação! Ajuda-nos a ver que existem outros jovens com esse desejo ardente pela santidade”.
Deixar-se tocar por Deus para receber a graça
O missionário da Comunidade Canção Nova, Carlos Henrique Marcelino, mais conhecido como Rick, também atesta essa graça vivida por meio do PHN. “É muito mais do que um encontro, é um estilo de vida que a gente adota a partir do momento em que conhece Jesus, é resposta diária de amor a Jesus mais do que uma negação ao pecado”, afirma.
Atualmente à frente do PHN, Pitter di Laura comenta, inclusive, que essa negação ao pecado é uma luta constante. Neste contexto, muitas são as dificuldades que surgem na realização do Acampamento. Por isso, a oração torna-se ainda mais fundamental para que tudo consiga se concretizar. “Agora, a preparação está voltada para se preparar espiritualmente para os momentos, porque o PHN é uma luta contra o demônio, porque a gente denuncia o pecado”, ressalta.
Contudo, em relação à estrutura física, tudo está pronto, apenas esperando pelos peregrinos. “Enquanto organização, a gente sempre pensa em tudo como uma estrutura grande. O palco está gigantesco, vai ter uma extensão de palco, de telão de LED, está lindo o palco”, conta Pitter, empolgado.
A espera já está acabando, e para cada um que virá, Rick deixa o conselho: deixar-se tocar por Deus. “Quebre todas as resistências, todas as barreiras, e tire aquele conceito de que é ‘só mais um encontro, mais um PHN’. É O PHN, é O final de semana que Deus quer se encontrar com você, que Deus reservou para fazer algo específico na sua vida”, conclui.