Informações divulgadas

JMJ soma 600 mil peregrinos pré-inscritos e mais de 20 mil voluntários

Fundação JMJ Lisboa divulga dados sobre o evento que está previsto para acontecer entre 1º a 6 de agosto

Da redação, com Agência Ecclesia

Foto: Divulgação JMJ Lisboa 2023

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, prevista para acontecer entre 1º a 6 de agosto, anunciou nesta quinta-feira, 1º, que já soma 600 mil peregrinos pré-inscritos. A medida, que se aproxima a data do evento, informa a Fundação JMJ Lisboa 2023 por meio de um comunicado, há um crescimento no interesse e na adesão do encontro.

Leia também
.: Padres: JMJ 2023 será “injeção de ânimo” no trabalho com a juventude

Esta será a primeira vez que Portugal sedia uma JMJ. Segundo o comunicado, os atuais números da JMJ Lisboa 2023 estão “acima das curvas registadas em Jornadas anteriores, levando em consideração esta mesma fase de preparação do encontro”.

Origens dos pré-inscritos

Tendo já cerca de 600 mil peregrinos pré-inscritos – 400 mil na fase 2 de inscrição e 200 mil com inscrição completa, a JMJ Lisboa 2023 conta com representantes de 184 países. Os países com mais peregrinos que finalizaram a sua inscrição são: Espanha (39.777), Itália (32.369), Portugal (19.350), França (9.283), Polônia (9.053) e Estados Unidos da América (5.807)”.

Sobre ao número de voluntários inscritos para a JMJ Lisboa 2023 – 20.605 pessoas, 363 são voluntários exclusivos para a área da saúde, incluindo médicos, enfermeiros e estudantes finalistas de medicina e enfermagem. As paróquias das dioceses de acolhimento (Lisboa, Setúbal e Santarém) contam com cerca de 6 mil famílias de acolhimento para peregrinos.

Para o alojamento coletivo dos peregrinos que vão participar na JMJ Lisboa 2023, a Fundação JMJ Lisboa 2023 tem até o momento milhares de espaços nas dioceses de acolhimento e está “em negociação para a assinatura de protocolos com Câmaras e outras entidades municipais”, nestas localidades.

Os peregrinos que vão participar da JMJ vão ser apoiados por uma “rede de alimentação” composta por mil estabelecimentos parceiros que vão disponibilizar mais de 2 milhões de refeições.

Iniciativas

A JMJ Lisboa 2023, para além dos eventos centrais, contará com várias iniciativas, nomeadamente “201 intervenções”, entre eles eventos de música, conferências, exposições, teatro, dança, cinema e torneios desportivos, entre outros, que estarão presentes em 90 espaços espalhados por Lisboa, Loures e outros município. Ao todo, estas intervenções artísticas contam com representantes de 55 países.

O tema da JMJ Lisboa 2023 é ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39). Os eventos centrais incluem a Missa de Abertura, que vai ser presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente.

Dois dias depois, o mesmo espaço recebe a celebração de acolhida do Papa. No dia 4 de agosto, vai ser celebrada a Via-Sacra e a Vigília está prevista para a noite de 5 de agosto. A Missa de Envio, presidida pelo Papa, vai ser celebrada no domingo, 6. Antes de regressar ao Vaticano, Francisco vai encontrar-se com os voluntários da JMJ.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo