Iniciativa colhe inspiração na cidade de Emaús, que fica a 11 quilômetros de Jerusalém
Da Redação com Vatican News
A “Km 11” estava prevista para ser uma atividade juvenil no ano de 2020, e agora ganha novo vigor e intensidade na preparação da Jornada Mundial da Juventude de 2023.
A atividade vai acontecer nos dias 23 e 24 de julho e é destinada aos jovens das dioceses portuguesas de Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real.
Foi através de um comunicado enviado à Agência Ecclesia que as dioceses do norte de Portugal divulgaram a sua intenção de desenvolver esta iniciativa que terá lugar ao mesmo tempo nas seis dioceses, um “sonho das Pastorais Juvenis das dioceses do norte de Portugal”.
O ‘Km 11’ foi uma atividade prevista para o ano 2020, que previa percorrer a distância de 11 quilômetros de Jerusalém. A designação “Km11” refere-se à cidade de Emaús, que fica a 11 quilómetros de Jerusalém, e é o ponto de partida, (e de chegada) para uma atividade de Verão conjunta entre as dioceses do norte de Portugal. Porém a pandemia impediu que esta atividade se realizasse.
“Esta atividade da Pastoral Juvenil, e do Comité Organizador Diocesano destas dioceses, tem também como objetivo a preparação para a Jornada Mundial da Juventude de 2023”, informa o comunicado.
Nele também consta que há um desejo que esta iniciativa continue nos anos seguintes à JMJ Lisboa 2023.
Segundo a Agência Ecclesia, para além da Eucaristia de Domingo, a atividade terá início no sábado, dia 23, com uma Vigília de Oração nas seis dioceses ao mesmo tempo.
“Vamos em uníssono realizar o ‘Km11’ com alegria renovada e fé fortalecida, como autênticos Jovens Discípulos de Jesus Cristo num grande encontro de todos os Jovens num local específico de cada diocese com o bispo diocesano e restantes agentes pastorais”, indica o comunicado das dioceses.
O tema desta atividade dos dias 23 e 24 de julho será “Os discípulos de Emaús”.
A escolha se baseia não só no tema que estava previsto para 2020, mas também porque é a proposta de ‘caminho’ que chega a partir do Sínodo dos Bispos sobre a Juventude, a Fé e o Discernimento Vocacional que teve lugar em 2018.
Açores: em Ponta Delgada a celebração final dos símbolos JMJ
A peregrinação dos símbolos da JMJ em Portugal continua. A cruz peregrina e o ícone mariano “Salus Populi Romani” estão neste mês de junho no arquipélago dos Açores na diocese de Angra após terem percorrido as dioceses do Algarve, Beja, Évora, Portalegre-Castelo Branco, Guarda, Viseu e Funchal.
Segundo informa o site “Igreja Açores”, no domingo 26 de junho, será a celebração de encerramento da peregrinação dos símbolos JMJ nos Açores.
A celebração será às 17 horas no Pátio da Igreja do Convento da Esperança, o Santuário do Senhor Santo Cristo, que é a Igreja JMJ de Ponta Delgada, na ilha de S. Miguel.
Segundo o site da Igreja Açores, o Comitê Organizador Diocesano convida agora todos os acólitos da ilha de S. Miguel a participar na celebração que será presidida pelo bispo auxiliar de Lisboa, e presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar. A concentração para esta celebração será junto à Rotunda de Lisboa, em Ponta Delgada.
“Queremos que esta celebração seja, não só, o culminar da peregrinação dos símbolos da JMJ à nossa ilha e diocese, mas também um grande encontro dos jovens de S. Miguel, no início da preparação próxima para a Jornada Mundial da Juventude”, consta numa nota do Comité Organizador Diocesano.
Após esta celebração de encerramento em Ponta Delgada, os símbolos JMJ ainda vão percorrer, nos dias 27 e 28, algumas instituições da cidade e no dia 29 de junho regressam ao continente, onde serão entregues pelos responsáveis locais à diocese de Lamego.