Prêmio instituído pelo Santuário do Despojamento da pequena cidade da Úmbria visa promover uma economia de fraternidade
Da redação, com Vatican News
O Instituto Seráfico de Assis, fundado há 150 anos, é o vencedor da primeira edição do prêmio internacional “Francisco de Assis e Carlo Acutis, por uma economia de fraternidade”.
O reconhecimento, anunciado em outubro de 2020 por ocasião da beatificação do jovem Acutis, foi instituído pelo Santuário do Despojamento da pequena cidade da Úmbria. A iniciativa tem como objetivo “promover uma renovação da economia marcada pela fraternidade a partir da condição e dos interesses dommais humildes e desfavorecidos”.
“Queremos encorajar processos econômicos fraternos ‘a partir de baixo'”, explica o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino. O desejo é que pessoas com escassas possibilidades econômicas, em qualquer parte do mundo, mas especialmente nas regiões mais pobres, reúnam-se em torno de válidas ideias de planejamento, contando sobretudo com “capital da fraternidade”.
Instituto Seráfico
O Instituto Seráfico encarna esses objetivos. O local é destinado ao acolhimento de pessoas com deficiências múltiplas graves.
“Um lugar onde o amor se respira de forma concreta. As tecnologias mais avançadas são colocadas a serviço dos mais desfavorecidos”, sublinha o prelado.
Segundo Dom Sorrentino, não há dúvida de que, desde suas origens e no seu desenvolvimento, o Instituto tenha operado na lógica da economia da fraternidade.
Entrega do prêmio
A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no sábado, 15. Ela será precedida por um momento de reflexão on-line que terá início às 16 horas (hora italiana). O tema será: “Uma economia da fraternidade no pós-pandemia”.
Entre os participantes, a prefeita de Assis, Stefania Proietti; Irmã Alessandra Smerilli, subsecretária do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral para o setor de fé e desenvolvimento, e a presidente do Seráfico, Francesca Di Maolo.
A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá a partir das 17h30. Ela será iniciada com o pronunciamento de Dom Sorrentino. Encerrará o evento a Ministra da Deficiência, Erika Stefani.
Santa Missa
No dia seguinte, domingo, 16, às 11 h, no Santuário do Despojamento, o pregador da Casa Pontifícia, cardeal Raniero Cantalamessa, presidirá a Santa Missa.
Todos os eventos podem ser acompanhados ao vivo nos sites www.diocesiassisi.it e https://www.assisisantuariospogliazione.it, bem como em seus respectivos canais sociais.