Padre italiano

Beato Carlo Acutis inspira meditações da Via-sacra na Itália

Meditações do padre Michele já foram apreciadas por jovens e padres italianos; Carlo Acutis foi beatificado em outubro de 2020

Da redação, com Vatican News

Beato Carlo Acutis /Foto: carloacutis.com

Beato Carlo Acutis inspirou meditações da Via-Sacra na Itália. Padre Michele Munno, pároco da igreja “São Vicente Ferrer”, em Trebisacce, na província de Cosenza, no sul da Itália, foi quem escreveu as meditações inspiradas no santo.

Leia mais
.: Cresce fama de santidade do beato Carlo Acutis, afirma cardeal

Ao todo foram escritas 14 meditações para 14 estações da Via Sacra. Carlo Acutis foi beatificado pelo Papa Francisco em outubro de 2020. Para a Igreja, o beato “transmitiu o Evangelho e comunicou os valores e beleza da vida”.

Via-sacra com Carlo Acutis

“Via caritatis: Via-sacra com o Beato Carlo Acutis” é o título das reflexões de Padre Michele. As meditações da Via- sacra já foram apreciadas pelos jovens e também por sacerdotes que pretendem propor as reflexões em suas paróquias.

Leia também
.: Carlo Acutis viveu sua fé ao máximo, afirma cardeal que presidirá sua beatificação
.: Papa Francisco aprova novas beatificações e canonizações
.: Processo de beatificação de Carlo Acutis entra em nova fase

O sacerdote afirma que o “caminho para o céu” deve ser percorrido. Trata-se de um caminho composto de quedas, altos e baixos e abandono total a Jesus. O testemunho do beato reafirma que o caminho da santidade é possível, apesar das tentações mundanas, destaca padre Michele.

Entrevista sobre a Via-sacra

Quais as estações que, em sua opinião, representam melhor a vida terrena de Carlo e, depois, seu “caminho para o céu?

Padre Michele: A primeira estação foi a minha preferida: na proposta de Pilatos de escolher Jesus ou Barrabás. Carlo escolheu, decididamente, Jesus e seu programa de vida. E décima quarta e última estação, onde havia a tendência para a eternidade. Carlo faleceu ciente de que a sua vida tinha sido uma dádiva, de não ter perdido nem mesmo um minuto e de ter dado tudo. De fato, dizia: “Ofereço a minha vida pelo Papa e pela Igreja. Para não merecer o Purgatório, mas ir diretamente para o Céu”.

Como seus fiéis e os jovens acolheram a Via-sacra, uma vez que Carlo era um jovem do nosso tempo?

Padre Michele: Os jovens aceitaram, imediatamente, a Via-sacra com alegria. Foram os primeiros a propô-la à comunidade paroquial nas sextas-feiras da Quaresma. Também por parte dos fiéis houve grande aceitação. Todos queriam o livrinho, até mesmo os coirmãos da minha Congregação. Para mim foi uma surpresa, pois queriam propor as meditações da Via-sacra também aos jovens das suas paróquias.

As meditações da Via-sacra foram inspiradas na vida do Beato Acutis. O prefácio do livrinho foi escrito pelo Bispo da diocese de Cassano allo Jonio, Dom Francesco Savino. Ele contou também com a contribuição de dona Antônia, mãe de Carlo Acutis.

Leia também
.: Mãe de Carlo Acutis: que seu exemplo ajude os jovens a ter fé

Dona Antônia ressalta a amizade que nos une, desde 2007. A seguir, conta sobre a sua intuição de reler a Via-sacra, a partir da experiência de vida de Carlo, que apreciou muito. De fato, disse que a Via-sacra é um caminho da manifestação plena e perfeita do amor de Deus. Esta Via-sacra representa a vida de Carlo, porque descobriu que o mistério da Cruz de Jesus está representado, plenamente, na Eucaristia, que ele escolheu como seu verdadeiro caminho.

Beato que chama atenção

Por que a figura de Carlo Acutis atraiu tanto a sua atenção?

Padre Michele: Após a sua morte, em 2006, li em uma revista um artigo inesperado sobre a figura de Carlo: uma história que logo me encantou, sobretudo pela sua participação diária da Santa Missa. Por isso, entrei em contato com sua mãe e, por meio de telefonemas, consegui obter mais notícias sobre ele.

Sempre o considerei como um irmão, que me ajudou e me ajuda no meu caminho de encontro com o Senhor Jesus; como um irmão mais novo, mas um gigante apaixonado pelo Senhor e pelo próximo, sobretudo os mais pobres. Este aspecto chamou a atenção de muitos jovens e me encantou também, a ponto de propô-lo aos jovens da minha paróquia. Ele era um garoto apaixonado pela vida, fazia todas as coisas que os jovens gostam, mas com uma grandíssima paixão pelo Senhor Jesus e pelos outros.

Entre as muitas frases de Carlo Acutis, há alguma que o senhor gostou mais ou que, de certa forma, o iluminou na elaboração das meditações da Via-sacra?

Padre Michele: Certamente “não eu, mas Deus”, que é a síntese da proposta que Jesus faz aos seus discípulos: “Quem quiser vir após mim, renegue a si mesmo, tome a sua cruz, todos os dias, e siga-me”».

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo