formação avançada

Curso on-line sobre a Economia de Francisco começa em março

“The Economy of Francesco School” aprofundará conteúdos do magistério do Papa Francisco, entre outros temas

Da redação com Vatican News

Foto: Glenn Carstens-Peters via unsplash

Um curso on-line sobre a Economia de Francisco será iniciado a partir do dia 3 de março. Com o título de ‘The Economy of Francesco School’, o curso será uma formação avançada sobre economia a partir dos bens comuns. A formação é promovida pelo comitê científico da ‘The Economy of Francesco’ (EOF).

Leia mais
.: Não tenham medo, pede Papa aos jovens da “Economia de Francisco”

Outros temas da Economia de Francisco também serão trabalhados durante o curso. Além desta formação, várias outras iniciativas foram organizadas para animar o movimento global ‘The Economy of Francesco.’

Programa

O curso on-line sobre a Economia de Francisco consiste em doze lições e quatro workshops interativos sobre temas dos “bens comuns”. São eles: da paz à ética do cuidado, das medidas multidimensionais da pobreza à saúde pública, dos big data à finança ética.

Docentes

Os docentes da escola são personalidades de renome do mundo acadêmico, do meio empresarial e da sociedade. Estão entre eles o Patriarca de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa, que aprofundará o tema da ligação entre Paz, Confiança e Economia.

Também participará da formação o historiador medieval Giacomo Todeschini. Ele fará uma palestra intitulada Riqueza franciscana: as raízes do pensamento econômico franciscano.

A economista estadunidense Julie Nelson, colocará o foco nos grandes ausentes do debate econômico internacional, como a ética do cuidado e os bens comuns.

Também se pronunciarão Cristina Bicchieri, Eve Chiappello, Robert H. Frank e Sabina Alkire. Completam a lista de docentes: Alex Edmans, Ridhi Kashyap, Francis Dodoo, Jennifer Nedelsky. O programa completo pode ser conferido no site www.francescoeconomy.org

Inscritos

Até o momento são quase 700 inscritos para participar das aulas em streaming, de mais de 55 países. Os alunos são do México, Itália, Nigéria, Filipinas, Portugal, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Cuba, Espanha, Camarões, Chile, Peru, África do Sul, Índia, Quênia e Coreia.

A maioria dos estudantes, economistas, são empresários de todo o mundo interessados ​​em contribuir para a concretização de uma nova era do pensamento econômico.

Hoje, a economia se tornou a gramática da linguagem social e é uma prioridade, caso se queira mudar o mundo.

Amplo movimento de jovens economistas

O coordenador científico da EOF, Luigino Bruni, afirmou que a “Economy of Francesco” é hoje o mais amplo movimento de jovens economistas e empreendedores espalhados em todo o mundo.

“O século 21 está mostrando que os bens comuns, os bens relacionais e o meio ambiente não são mais gerenciáveis ​​com a lógica capitalista. A sua racionalidade baseada na busca do bem-estar individual não sabe cuidar do planeta, dos bens que usamos juntos e das relações humanas”, declarou.

Bruni dará a primeira aula intitulada “A economia dos últimos tempos”, na quarta-feira, 3 de março.

“Com o terceiro milênio entramos definitivamente na era dos bens comuns. Se continuarmos a sentir-nos proprietários e senhores da Terra, da atmosfera, dos oceanos, continuaremos somente a destruí-los”, alertou.

Segundo o coordenador científico da EOF, é preciso aprender a usar os bens sem ser donos dos mesmos. “Devemos aprender rapidamente a arte da gratuidade, o princípio da altíssima pobreza de Francisco de Assis: o uso sem propriedade”.

* Com Sala Stampa – Basilica San Francesco Assis

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo