Doações

Iniciativas solidárias da Igreja buscam ajudar o Amazonas

Uma conta para receber doações foi disponibilizada para financiar ações de socorro diante das consequências da crise de saúde no estado

Da redação, com Regional Norte 1 da CNBB

Chegada de cilindros de oxigênio ao hospital Getúlio Vargas, em meio a surto da Covid-19 em Manaus /Foto: REUTERS – Bruno Kelly

Após o agravamento dos efeitos da pandemia na cidade de Manaus (AM) e em alguns municípios do interior, a Igreja no Brasil manifestou solidariedade ao povo do Amazonas por meio de pedidos de ajuda e de ações de socorro, em atos e preces.

O estado enfrenta um aumento no número de infecções pelo novo coronavírus, recordes de internações nas UTIs dos hospitais e falta insumos nas unidades de saúde, como oxigênio.

Em mensagem de vídeo, divulgada na sexta-feira, 15, a arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, informou a intenção da entidade em colaborar para levar oxigênio aos hospitais de Manaus.

O presidente da CNBB apelou ainda a líderes empresariais, empreendedores e políticos para que prestem seu auxílio aos irmãos e irmãs que sofrem nos hospitais oferecendo oxigênio, a vacinação e combatendo a especulação de quem quer lucrar com o sofrimento e as perdas humanas.

Localmente, o Regional Norte 1 da CNBB, que compreende o Norte do Amazonas e Roraima, também se mobilizou. Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus, pediu em nome dos bispos do regional: “Nós bispos do Amazonas e de Roraima fazemos um apelo: pelo amor de Deus, nos enviem oxigênio, providenciem oxigênio. As pessoas não podem continuar a morrer por falta de oxigênio por falta de leitos nas UTIS”, suplicou.

Foi disponibilizada uma conta para receber doações que serão aplicadas em ações de socorro diante das consequências da crise de saúde no estado:

Banco Bradesco
Agência 0320
C/C: 054104-4
CNPJ: 33.685.686/0012-03
Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Norte 1 (AM-RR)

Também é possível doar por meio do PIX. A chave é o número do CNPJ do Regional Norte 1: 33685686001203.

O bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM) e presidente do Regional Norte 1 da CNBB, Dom Edson Damian, afirmou que o momento é de união de forças e esforços para socorrer as pessoas que estão morrendo.

Em um primeiro momento, foi possível adquirir alguns materiais para a capital e também para algumas cidades do interior, como na prelazia de Itacoatiara. O bispo local, Dom José Ionilton, agradeceu em um vídeo o apoio.

Ainda no dia 15 de janeiro foi divulgada uma nota do Regional Norte 1 na qual os bispos mostraram-se indignados com o relaxamento das medidas de prevenção e pediram empenho das autoridades para evitar o maior número de mortes possíveis.

Preces

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil) propôs uma campanha de oração por Manaus. A iniciativa, intitulada #CompaixãoPorManaus, motivou a gravação de vídeos de orações em família ou em comunidade e a postagem das preces nas redes sociais com a hashtag da campanha.

Para domingo, às 18h, o convite foi para que as famílias acendessem uma vela e se unissem em oração. Em mensagem publicada nas redes sociais, o bispo emérito da Prelazia do Xingu (PA) e presidente da Rede, Dom Erwin Krautler, faz um apelo para que o governo providencie oxigênio para os hospitais do Amazonas.

Doações

A diocese de Apucarana (PR) direcionará as coletas das missas do último domingo para auxiliar no socorro em Manaus por meio do arcebispo emérito da arquidiocese amazonense, Dom Luiz Soares Vieira, cuja diocese de origem é a de Apucarana.

O Regional Leste 1 da CNBB também participa da mobilização. Da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), houve a colaboração para o translado de 50 cilindros de oxigênio doados pela empresa Amazonia Tec (de Belém do Pará). Outros regionais da CNBB também avaliam a possibilidade de contribuir de alguma forma. O Regional Leste 2, por exemplo, também prepara uma doação.

Agradecimento

O secretário executivo do Regional Norte 1 da CNBB, diácono Francisco Andrade de Lima, agradeceu as doações e fez um balanço prévio do que já foi possível realizar:

“Agradecemos os 384 doadores (até as 19horas de 16/01), que colaboram para a Campanha Solidária que está sendo feita pelo Regional Norte 1 – Amazonas e Roraima, já arrecadamos em torno de R$ 108.931,36 (cento e oito mil, novecentos e trinta e um reais e trinta e seis centavos)”.

Diácono Francisco afirmou que o Regional Norte 1 continua buscando amenizar a dor e o sofrimento neste tempo de pandemia. O organismo já ajudou com EPIS (mascaras, oximetros, termômetros, luvas e tocas), materiais que faltavam nos hospitais de Itacoatiara. 

“Continuamos juntos em defesa da vida, que Deus abençoe a todos os que fizeram sua doação, que rezaram, que se sensibilizaram com esta situação pela qual passam nossos irmãos e irmãos”, concluiu o diácono.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo