Preparação ao Natal

Igreja se prepara para tempo litúrgico do Advento

Advento começa no próximo domingo, 27 de novembro, um tempo de preparação para o Natal

Huanna Cruz
Da Redação 

Coroa do Advento, um dos símbolos natalinos / Foto: Wesley Almeida-Arquivo

Na expectativa e certeza da vinda de Cristo, trazendo força e esperança a todos, os cristãos católicos vivem o tempo do Advento, em preparação ao Natal. O novo tempo litúrgico começa no próximo, 27, e segue até 24 de dezembro, véspera de Natal. 

Segundo o seminarista da Comunidade Canção Nova, José Augusto Macario da Silva, o Advento é um tempo de espera. A própria terminologia deriva do latim “adventus”, que significa chegada, aparecimento, vinda. Este tempo leva a duas expectativas: a do Natal do Senhor, isto é, o seu nascimento, e a segunda, que é a vinda gloriosa do Senhor, na crença de que Ele virá pela segunda vez.

José Augusto afirma que a Igreja é conduzida neste tempo por um profundo entusiasmo, afinal, recorda-se a encarnação do Verbo de Deus. O próprio Deus se fez homem para nos salvar, por isso é comum que nas Igrejas haja símbolos próprios deste tempo, assim como as cores também mudam.

Características do Advento

O seminarista ressalta que o Advento é um tempo curto. No entanto, ao longo de quatro semanas, a Igreja prepara o seu povo de forma catequética, para assim viver bem este tempo.

Na primeira semana, a Igreja é convidada a ter vigilância em seu proceder, pois a qualquer momento Jesus pode voltar. Na segunda semana, o convite é a conversão. Só um coração convertido poderá esperar o Senhor. Na terceira semana, os fiéis são levados a olhar para Maria, a Mãe de Jesus que tanto ensina a Igreja com o seu silêncio, a esperança e o amor de disponibilidade. Por fim, a quarta semana leva os fiéis a prepararem bem o coração para acolher o Menino Deus. É o momento de se reconciliar com Deus e os irmãos.

Ano Litúrgico

José Augusto explica ainda que o Ano Litúrgico, diferente do Calendário Civil, tem seu início e término em época diferente do ano. Ele se inicia com o Advento, geralmente no mês de novembro, e se concretiza com a 34ª semana do tempo comum, com a Solenidade de Cristo Rei do Universo, celebrada neste ano no último domingo, 20.

No Advento, as cores passam a ser o roxo. Apenas na terceira semana do Advento é que as cores passam para o rosa, pois é o Domingo da Alegria. É importante saber que neste tempo não se recita o glória, pois, no dia do Natal, os fiéis poderão “explodir” de alegria pelo nascimento do Senhor.

O seminarista acentua que, neste tempo, a preparação do coração, bem como a disposição em escutar e viver bem cada celebração, é essencial para se ter um Advento de qualidade. É importante unir-se com os familiares, fazer as pazes com quem se está brigado, olhar os pobres e levar esperança a quem necessita, acrescenta. 

Símbolos do Advento

Há dois símbolos importantes neste tempo, lembra o seminarista: a Coroa do Advento e o presépio. A Coroa é colocada no presbitério e contém 4 velas de cores diferentes: verde, roxa, branca e vermelha. A cada semana se acende uma vela, que representa o caminho de salvação do povo de Deus.

O verde dos ramos encontrados na Coroa do Advento é a representação da esperança que é renovada com a vinda do Príncipe da Paz. A fita vermelha representa o testemunho e o amor de Deus.

Em relação às cores das velas, a vela verde é acendida no primeiro domingo de dezembro representada pelo verde que é a esperança trazida pelos profetas que anunciam a vinda do Messias. A segunda vela a se acender, na cor vermelha, representa o amor de Deus, também representa a anunciação feita por João Batista. A terceira é o roxo, que durante o advento representa a alegria da chegada do Senhor que se aproxima cada vez mais. Por fim, a branca que representa a pureza, além da luz que vem da Virgem Maria, na chegada de seu Filho.

“O segundo símbolo, este muito conhecido, é o presépio, que remonta a uma tradição bem antiga, pela qual o acontecimento do nascimento de Jesus é representado. Recomenda-se que nas Igrejas, nas casas e até em praças ou em outros lugares públicos, montem-se presépios”, ressalta o seminarista.

Advento em família

Família de Stephanie reunida para celebração do Natal / Foto: Arquivo Pessoal

Stephanie Matos de Souza, do Rio de Janeiro, fala como a sua família e ela vivem o Advento. “Nós preparamos um calendário do Advento com atividades diárias que reúnam oração e caridade para as crianças. Lemos um Evangelho com a vida de Cristo, um pouco a cada dia, diante da Coroa do Advento que nós confeccionamos, também contamos a história de São Nicolau”, ressalta.

A família de Stephanie também reza o terço diário e a novena de Natal. Já em relação à decoração da casa, “as crianças adoram, elas nos ajudam todos os anos, também montamos nosso presépio e um cantinho da casa para leituras natalinas”, acentua a mãe.

Veja abaixo algumas fotos da preparação para o Natal na família de Stephanie:

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo