Pronunciamento oficial

Santa Sé emite declaração sobre o Caminho sinodal alemão

Declaração especifica que o ‘Caminho sinodal’ na Alemanha não tem poder para obrigar bispos e fiéis a assumirem novas formas de governo e novas abordagens de doutrina e moral

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: Simone Savoldi via Unsplash

A Santa Sé emitiu uma declaração nesta quinta-feira, 21, sobre o caminho sinodal alemão. “Para proteger a liberdade do Povo de Deus e o exercício do ministério episcopal, parece necessário especificar que o ‘Caminho sinodal’ na Alemanha não tem poder para obrigar bispos e fiéis a assumirem novas formas de governo e novas abordagens de doutrina e moral. Não seria lícito iniciar nas dioceses, antes de um acordo no âmbito de toda a Igreja, novas estruturas oficiais ou doutrinas, que seriam uma ferida à comunhão eclesial e uma ameaça à unidade da Igreja”.

A declaração continua citando as palavras do Papa Francisco contidas na Carta ao Povo de Deus que está a caminho na Alemanha: “A Igreja universal vive nas e das Igrejas particulares, assim como as Igrejas particulares vivem e florescem na e da Igreja universal, e se se encontram separadas de todo o corpo eclesial, se enfraquecem, apodrecem e morrem. Daí a necessidade de manter sempre viva e eficaz a comunhão com todo o corpo da Igreja”.

“Espera-se que as propostas do Caminho das Igrejas particulares na Alemanha confluam no caminho sinodal que a Igreja inteira está percorrendo, para um enriquecimento recíproco e um testemunho daquela unidade com a qual o corpo da Igreja manifesta sua fidelidade a Cristo Senhor”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo