Adoração e Confissão

Igreja realiza "24 horas para o Senhor": momento para encontro com Deus

Iniciativa propõe que as igrejas fiquem abertas para acolher os fiéis em oração e confissão, promovendo uma oportunidade a mais de encontro com Deus

Mauriceia Silva
Da Redação

Adoração eucarística é uma das práticas incentivada nessas 24h para o Senhor / Foto: Canção Nova

Acontece nesta sexta feira,17, a 10ª edição das “24 horas para o Senhor”. A iniciativa realizada anualmente na Quaresma incentiva os fiéis a participarem de uma jornada de oração e penitência. Durante o período, a proposta é que as igrejas fiquem abertas para que os fiéis possam participar de momentos de confissão e adoração.

Esta iniciativa quaresmal de oração e reconciliação começou em 2014, por iniciativa do Papa Francisco, e é seguida pela Igreja no mundo todo. Neste ano, tem como tema “Tende piedade de mim, que sou pecador”.

Leia também
.: 24 horas para o Senhor: TV Canção Nova transmite celebração do Papa

O bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, explica que a Quaresma é um período muito especial para os cristãos. Uma das práticas importantes durante este tempo é a observância das 24 horas para Jesus.

“Durante as 24 horas para Jesus, os cristãos são encorajados a dedicar um dia inteiro para adoração, oração, penitência e fazer uma boa confissão. É um momento para se encontrar com Deus em um nível mais profundo, e para lembrar do sacrifício que Jesus fez por nós na cruz.”

A iniciativa, segundo o bispo, dá destaque para a necessidade da oração no contexto atual de mundo. “Diante de um mundo que vive em constante conflito e necessita de paz, a oração se torna uma prática fundamental para aqueles que buscam a unidade e a reconciliação. Através da oração, é possível estabelecer uma comunhão profunda com Deus, que é a fonte da paz e do amor, e pedir a sua ajuda para transformar o coração humano e acabar com as guerras.

Preparação para bem viver a Páscoa

O assessor pastoral do Santuário do Pai das Misericórdias, padre Halan Gustavo de Melo, missionário da Comunidade Canção Nova, explica que, com esta iniciativa, o Papa Francisco incentiva os cristãos à oração mais intensa. Da mesma forma, incentiva a participação no sacramento da reconciliação e, assim, cada fiel pode se preparar para a Páscoa, celebração ápice fé católica.

Padre Hallan informa que, em comunhão com o Papa Francisco e as dioceses de todo o mundo, o Santuário Pai das Misericórdias também preparou uma programação especial que inclui Adoração ao Santíssimo Sacramento, Missas, terço e orações de louvor e intercessão. 

Oração que traz esperança em tempos de desespero

Dom Wladimir ressalta ainda que a oração não é apenas uma atividade religiosa, mas um meio de comunicação com Deus. Por meio dela, o fiel pode expressar seus anseios, esperanças e medos.

“Na oração, é possível pedir por paz e segurança, por sabedoria e discernimento, e principalmente para que seja feita a vontade de Deus. Em um mundo cada vez mais violento e polarizado, a oração cristã pode ser um poderoso instrumento de transformação. Através da oração, os cristãos podem pedir por um coração mais compassivo e tolerante, e por uma maior capacidade de amar e perdoar. Além disso, a oração pode fortalecer a fé dos fiéis e trazer esperança em tempos de desespero.”

O bispo ressalta ainda que a confissão é uma grande aliada no caminho a ser vivido por todo cristão neste tempo quaresmal. “Jesus Cristo nos deixou a sua paz! Ele ensinou seus discípulos a amar o próximo como a si mesmo, a perdoar as ofensas e a buscar a reconciliação. Em suas palavras e em seus atos, Jesus mostrou que a paz é possível mesmo em meio às circunstâncias mais adversas.”

A importância da oração na construção da unidade

Padre Hallan ressalta que o Papa Francisco sempre se mostrou próximo e solidário com os sofredores deste mundo, Não poderia ser diferente neste ano, diante da guerra e outras formas de degradação social que o mundo enfrenta. Em relação às “24 horas para o Senhor” o sacerdote destaca a unidade que acontece a partir da iniciativa quaresmal de oração.

“Os cristãos unidos em um só coração e uma só alma neste dia suplicam ao Pai a conversão dos corações, a paz e o conforto por aqueles que sofrem e também tantos cristãos que são perseguidos.”

Por fim, Dom Wladimir explica que, através desta iniciativa, os cristãos podem se unir em torno de um objetivo comum e pedir a Deus que transforme o coração humano e acabe com as guerras. “Em comunhão com o Papa Francisco, peçamos pela paz na Ucrânia e no mundo inteiro,” concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo