Quaresma

24 horas para o Senhor: Igreja enfatiza sacramento da Reconciliação

As 24 horas para o Senhor constituem um momento de aproximar-se do sacramento da Reconciliação e experimentar a misericórdia de Deus 

Nathália Cassiano
Da Redação 

Foto: Himsam por Pixabay

Nesta sexta-feira, 25, de março a igreja celebra as 24 horas para o Senhor. A celebração foi instituída pelo Papa Francisco no ano de 2014 com a finalidade de levar os fiéis a vivenciarem a intensidade do sacramento da Confissão e a profundidade do período Quaresmal. A iniciativa é promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização

Este é um momento oracional proposto dentro da Quaresma, um tempo intenso de oração, voltado à conversão e à penitência. Acontece sempre antes do quarto domingo da Quaresma. A igreja lança o convite para os cristãos se aproximarem do mistério pascal de Cristo Jesus, sua paixão, morte e ressurreição.

O Papa Francisco convida todas as dioceses a promoverem confissões e momentos de adoração ao santíssimo sacramento. Todos os párocos foram orientados para que a maioria das igrejas tenham este momento reservado. As iniciativas são organizadas em nível local, nas diversas dioceses e ou arquidioceses. 

Intensificar as orações

O assessor da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB,  padre Jânison de Sá, disse que existem dioceses, paróquias e comunidades de vida que estão organizando as 24 horas de oração intensamente.

Em contrapartida, o assessor reforçou o convite a cada leigo a se mobilizar em suas casas, com os familiares, de maneira a intensificar as orações neste tempo forte quaresmal.

Em Brasília, devido ao contexto pandêmico, o arcebispo local, Dom Marcony Vinícius Ferreira, afirma ser necessário tomar o devido cuidado em relação à covid-19, evitando aglomerações, separando os grupos ou pastorais por horário.

“Podem juntar paróquias ou cada um em suas casas , mas é importante priorizar este tempo para o povo adorar Jesus e se confessar”, explicou Dom Marcony.

Na diocese de Taubaté (SP), padre Jaime Lemes disse que este ano as atividades irão retornar de maneira presencial, onde os cristãos poderão receber o sacramento da reconciliação, participar da santa missa e adorar Jesus sacramentado. A diocese também terá hoje, atendendo ao pedido do Papa, o momento de consagração ao Imaculado Coração de Maria

O tema abordado 

Este ano, o tema é baseado nas cartas aos colossenses: Por meio de Cristo temos o perdão (CL 1,13-14). A orientação é que os fiéis comecem o itinerário na sexta-feira, terminando no sábado à tarde com a missa. 

Padre Jânison diz que é uma oportunidade única de cada fiel se aproximar do trono da graça de Deus, afastar-se do pecado e experimentar a misericórdia do Pai, pois Cristo deseja que cada filho viva na graça e no amor.

Dom Marcony reforça que cada fiel deve participar com alegria e convicção, e sobretudo aproveitar e preparar o interior para a Páscoa do Senhor. O arcebispo faz o apelo para os cristãos não se esquecerem de orar nessas 24 horas especialmente pela paz no leste europeu.  

Testemunho

O leigo da paróquia São João Bosco em Taubaté (SP), Renato Mateus dos Santos, conta a sua experiência com as 24 horas para o Senhor em anos anteriores:

“Na Igreja Catedral de minha Diocese foram 24 horas muito intensas de um verdadeiro encontro com o Senhor Sacramentado e Misericordioso. Em todos os momentos, inclusive de madrugada, havia pessoas procurando o sacramento da Confissão e adorando o Santíssimo Sacramento”, pontuou.

Renato Mateus acrescenta que  é  bonito ver jovens, adultos e idosos indo ao encontro do Senhor, rico em misericórdia, buscando dar sentido às suas vidas, na manhã, na tarde, na noite e até mesmo de madrugada.

Mateus deixa sua mensagem dizendo que o contexto quaresmal ajuda os fiéis a se encontrarem com Deus e com os irmãos. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo