Preparativos

24 horas para o Senhor começa nesta sexta, e Igreja disponibiliza subsídio

Material pastoral foi produzido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e já está disponível em português

Da redação, com Vatican News

Adoração ao Santíssimo é uma das atividades da iniciativa “24 horas para o Senhor” / Foto: Bruno Marques – Canção Nova

A iniciativa “24 horas para o Senhor” começa no final da tarde desta sexta-feira, 12. Como sugestão para as paróquias e comunidades, o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização produziu um material para a data. O dia de oração será concluído na tarde deste sábado, 13.

O subsídio pastoral já está disponível do site do dicastério, em 5 idiomas diferentes, entre eles o português.

24 horas para o Senhor

Um momento para que os cristãos possam se retirar em oração e aproximar-se do Sacramento da Reconciliação. Assim é definida a iniciativa 24 horas para o Senhor.

Em 2020, o Papa Francisco encorajou os fiéis a viverem o dia mesmo com a pandemia. O pedido era para que se aproximassem de maneira sincera da misericórdia de Deus por meio da confissão. O Pontífice exortou homens e mulheres a rezarem especialmente por aqueles que viviam provações por causa da pandemia.

Subsídio pastoral

O tema escolhido para “24 horas para o Senhor” de 2021 é um versículo extraído do Salmo 103. “Ele perdoa todos os teus pecados”. Na primeira parte do material, são apresentados textos que encorajam a viver de uma forma consciente a confissão individual.

Eles também podem ser utilizados para se preparar (sozinho ou sob a orientação de um ministro) a uma contrição perfeita, no caso de não poder temporariamente se aproximar do Sacramento da Reconciliação.

A segunda parte do subsídio pastoral pode ser usada quando as igrejas estiverem abertas, para aqueles que têm acesso à confissão, podendo ser ajudados na oração e na meditação através de um caminho baseado na Palavra de Deus.

O material oferecido on-line também pode ser útil para preparar uma catequese sobre a necessidade da conversão e sobre o Sacramento da Reconciliação, sobretudo dirigido aos jovens, que, muitas vezes, questionam por que e como confessar-se: esse material pode constituir uma ajuda válida para encontrar respostas a essas questões.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo