19/11

Igreja no Brasil se prepara para abertura do 3º Ano Vocacional

Missa de abertura será no Santuário de Aparecida; antes da celebração, coletiva de imprensa apresentará o 3º Ano Vocacional

Da Redação, com CNBB

Cartaz de divulgação do 3º Ano Vocacional do Brasil

A abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil será no próximo sábado, 19, com coletiva de imprensa às 16h30 e missa solene às 18h no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

A entrevista coletiva abordará o panorama histórico e a importância do ano vocacional para a Igreja no Brasil. Informações também sobre as principais atividades que irão acontecer em todo o país, os desafios e perspectivas para a cultura vocacional hoje.

O presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo (RS) aprofundará o tema e lema do evento: “Vocação, graça e missão” e “Corações ardentes, pés a caminho”, respectivamente. Ele também presidirá a Santa Missa.

Estarão presentes na coletiva, além de Dom Salm, a assessora do Setor Juventudes e Vocações da Conferência dos Religiosos do Brasil e membro da referida comissão, Irmã Maristela Ganassini, e a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Sônia Oliveira.

Sobre o Ano Vocacional

O Ano Vocacional se estende até 26 de novembro de 2023. A data escolhida para a abertura e encerramento é a solenidade de Cristo Rei, que marca o encerramento do ano litúrgico e o dia nacional dos cristãos leigos.

A convocação deste ano é a concretização das indicações pastorais do 4º Congresso Vocacional, que se propôs celebrar os 40 anos do 1º Ano Vocacional do Brasil, em 1983. Também busca ser uma oportunidade de fortalecer o compromisso dos cristãos com o chamado à vida e um olhar atencioso para todas as vocações.

A proposta teve aprovação por unanimidade pelos bispos do Brasil, durante sua 58ª Assembleia. Conforme o texto-base, o objetivo principal do Ano Vocacional é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.

Mais informações sobre o Ano Vocacional estão disponíveis no site oficial: anovocacional.cnbb.org.br .

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo