Palavra de Deus

Igreja no Brasil inicia Mês da Bíblia com lema inspirado no livro de Josué

Este ano, a Igreja no Brasil comemora o Mês da Bíblia fundamentando-se no livro de Josué: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9)

Da Redação

Foto: Rodnae Productions – Pexels

Setembro é o Mês da Bíblia para a Igreja no Brasil. Todos os anos, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe um texto de estudo para oportunizar “a mais ampla educação bíblica possível”. 

Em 2022, o livro escolhido é o de Josué e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (JS 1,9). Dividido em duas partes, o texto-base traz uma visão panorâmica do Livro de Josué e, na sequência, uma reflexão sobre quatro textos específicos. A proposta do livro de Josué é aproximar todos da jornada do profeta pela posse da terra prometida.

O tema principal no Livro de Josué é o esforço empreendido pelas tribos israelitas na conquista e ocupação das terras. O personagem principal de todo o livro é Josué, termo em hebraico que significa “O Senhor salva”.

Com isso, o texto-base do mês da Bíblia impulsiona os católicos ao estudo do Livro de Josu, e leva a perceber que “Deus nunca deixa sem resposta as pessoas e comunidades que a Ele se confiam”, é o que afirma um trecho do texto-base.

A palavra de Deus chega ao coração

Tendo em vista a importância das sagradas escrituras que possui destaque neste mês de Setembro, vale a pena relembrar uma reflexão do Papa Francisco sobre a Bíblia. 

Por ocasião da Audiência Geral com tema “A oração com as Sagradas Escrituras”, no ano passado, o Papa Francisco falou da necessidade da Palavra de Deus chegar ao coração. “As palavras das Sagradas Escrituras não foram escritas para permanecer presas nos papiros, nos pergaminhos ou no papel, mas para serem recebidas por uma pessoa que reza, fazendo-as brotar no próprio coração. A palavra de Deus chega ao coração”. 

O Pontífice afirmou que a Bíblia não pode ser lida como um romance. Ele ainda trouxe a afirmação do Catecismo da Igreja Católica, que diz que a leitura das Sagradas Escrituras deve ser acompanhada de oração, para que seja possível o diálogo entre Deus e o homem.

“A oração é um diálogo com Deus. Aquele versículo da Bíblia foi escrito também para mim, há muitos séculos, para me trazer uma palavra de Deus. Foi escrita para cada um de nós”, explicou Francisco. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo