Stand em Aparecida

Assembleia Geral da CNBB recebe comitiva da JMJ 2023

Guiados por Dom Américo Aguiar, jovens do comitê, que organizam a JMJ 2023, falam sobre o entusiasmo com o evento e objetivo da vinda ao Brasil

Huanna Cruz
Enviada a Aparecida (SP)

Parte da comitiva da JMJ 2023 que visita o Brasil / Foto: Wesley Almeida

Em visita ao Brasil, representantes do Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude 2023 marcam presença na 59ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP). O grupo é coordenado pelo presidente da Fundação da JMJ, Dom Américo Aguiar, que é bispo auxiliar de Lisboa, Portugal. O objetivo é impulsionar a participação dos jovens brasileiros e da Igreja no Brasil com o apoio dos bispos brasileiros.

Acesse
.: Notícias sobre a 59ª Assembleia Geral da CNBB

A responsável pelos peregrinos no Brasil, Beatriz Gonçalves, afirma que quer encorajar os jovens brasileiros a irem massivamente para a JMJ 2023. “Estamos aqui na 59ª Assembleia para garantir que estamos prontos para acolher e contar com a presença dos senhores bispos e das juventudes das suas respectivas dioceses, arquidioceses e prelazias”. E acrescentou: “Estamos aqui para sanar todas as dúvidas”.

Em razão do mesmo idioma, da história que une os dois países e do sonho de muitos jovens brasileiros em conhecer Portugal e o santuário de Nossa Senhora Fátima, devoção forte do povo brasileiro, espera-se uma representação expressiva de jovens brasileiros.

“Aos bispos são distribuídos os terços da Jornada para que eles possam levar para sua diocese, para que eles rezem por nós e consigam espalhar a mensagem da Jornada a toda a juventude nas suas dioceses e, portanto, em todas as paróquias”, afirma Beatriz.

Itinerário do Comitê

A comitiva segue um itinerário de divulgação aqui no país. “Queremos convidar os jovens a virem para a jornada e estarem conosco”, afirma o jovem responsável pelo contato das Conferências Episcopais no mundo, Pedro Ary.

Sobre o roteiro a ser percorrido, Pedro afirma que o COL vai nas dioceses, em algumas cidades grandes que foram escolhidas pela CNBB na pessoa da irmã Valéria Leal. Entre as cidades a serem percorridas, está o Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Fortaleza. “Vamos, portanto, nos encontrar com as equipes da Pastoral Juvenil e sobretudo encontro com jovens”.

A comitiva chegou na sexta-feira, 26, a São Paulo, e no sábado, 27, teve um encontro com os jovens e um bispo auxiliar de São Paulo. Antes de se dirigirem a Aparecida (SP), onde acontece a Assembleia Geral, no domingo, 28, estiveram na Fazenda Nova Esperança, que é cidade vizinha de Aparecida. “Estamos fazendo uma descoberta da realidade inclusiva brasileira, deste país próximo e irmão”, afirma o jovem.

Leia também
.: Dom Nelson: JMJ pode ser um forte apelo para a nossa juventude

Pedro destaca ainda que um dos objetivos da vinda da comitiva ao Brasil é saber como os jovens brasileiros vivem a sua fé dentro da igreja para melhor os receber na JMJ em Lisboa. Também querem partilhar o entusiasmo com relação à jornada e perceber quais são as preocupações, as dúvidas e os desafios do jovem brasileiro.

“Queremos saber como é vivida a jornada fora de Portugal. Queremos entender e saber quais são as expectativas e o que as pessoas querem dessa jornada e também o que não querem da e na jornada”, afirma o jovem Pedro.

A comitiva retorna a Portugal no dia 12 de setembro, contudo Dom Américo, saindo do Brasil, irá ao Peru para visitar a Pastoral Juvenil.

Experiência e expectativa

A jovem Beatriz fala de suas expectativas para JMJ. “Espero que o evento em Portugal seja um momento de encontro entre jovens portugueses, mas também de jovens portugueses com jovens do mundo inteiro que vêm de realidades, culturas e sociedades diferentes. Espero que seja um bom encontro com o Papa e com Cristo”.

Pedro conta que vive essa espera com muito entusiasmo, mas tem vivido esse tempo de organização sem pressa. “Nós jovens portugueses temos muita curiosidade com o que o Papa Francisco vai nos dizer nas várias oportunidades, por exemplo o que o Papa vai dizer sobre o tema da jornada que é “Maria partiu apressadamente” e já imaginamos que o Papa vai nos convidar a abandonar a cultura do sofá e ir pelo mundo”, afirma Pedro.

“Nós portugueses, como os brasileiros, somos muito acolhedores e por isso queremos muito partilhar a nossa cultura, a nossa fé, a nossa experiência com os jovens do mundo inteiro e proporcionar o encontro com Cristo para todos. Queremos proporcionar o encontro com Cristo para os outros e para nós. Por fim, vou falar o que costumo dizer sobre essa jornada: apressadamente como Maria, mas sem pressa, assim vamos viver”, finaliza Pedro.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo