6 de abril

Igreja na Itália terá missa pela paz na Ucrânia na próxima quarta-feira

Data da celebração marca também o aniversário do Beato Pier Giorgio Frassati, leigo italiano que faleceu aos 24 anos

Da redação, com Vatican News

Foto: Grant Whitty via Unsplash

Na próxima quarta-feira, 6 de abril, data de aniversário do Beato Pier Giorgio Frassati, será realizada uma missa de oração pela paz entre a família italiana cristã e o povo da Ucrânia. Iniciativa será uma forma da Igreja na Itália participar da “terrível dor da população” daquele país.

A celebração acontece através da Associação Pier Giorgio Frassati, do Serviço Nacional da Conferência Episcopal Italiana (CEI) para a Pastoral da Juventude e da “Compagnia dei Tipi Loschi” de Grottamare.

Para a missa, os promotores traduziram para o ucraniano o texto de uma carta escrita em alemão por Pier Giorgio quando havia 21 anos. A missiva foi publicada pelo jornal “Deutsche Reichszeitung” com o título “A consciência do mundo desperta” e dirigida “aos estudantes católicos de Bonn” por ocasião da invasão francesa da Alemanha com a ocupação do Ruhr.

A carta é útil para refletir sobre o que está acontecendo na Ucrânia, observam os organizadores, e também para ser enviada a conhecidos na Ucrânia, devastada pela guerra.

História de vida do Beato

Pier Giorgio Frassati (1901-1925) foi um ativista católico italiano. Modelo de jovem leigo, foi significativamente popular nas décadas seguintes à sua inesperada morte, por poliomelite, sobretudo na Sociedade São Vicente de Paulo e no Apostolado da Oração.

Frassati foi beatificado por João Paulo II em 20 de maio de 1990 como o Homem das Oito Bem-Aventuranças e nomeado pelo Pontífice como Patrono dos Desportistas. Em uma das suas cartas, escreveu:

“Nós – que, por graça de Deus, somos católicos – não devemos gastar os anos mais belos da nossa vida como desgraçadamente fazem tantos jovens infelizes que se preocupam com gozar os bens terrenos e não produzem nada de bom, mas que apenas fazem frutificar a imoralidade da nossa sociedade moderna. Devemos treinar-nos, a fim de estarmos prontos para travar as lutas que, seguramente, teremos de combater pela realização do nosso programa e para, assim darmos à nossa Pátria, num futuro não muito longínquo, dias mais alegres e uma sociedade moralmente sã. Mas para tudo isso é preciso: a oração contínua para obter de Deus a graça sem a qual as nossas forças são vãs; organização e disciplina para estarmos prontos para a ação no momento oportuno e, finalmente ,o sacrifício das nossas paixões e de nós mesmos.

Missa pela paz em 6 de abril

Os promotores exortam os fiéis do jovem beato para participar da missa no dia 6 de abril e, possivelmente, animar a celebração, além de pensar numa forma “material” para fazer os ucranianos sentirem “a expressão do nosso amor fraterno”.

Pier Giorgio deverá dar uma mão para transformar aquela uma hora de angústia e loucura em uma ocasião de amor e fraternidade. “Ele nos ensina a viver tudo no Senhor, no espírito das Bem-aventuranças e certamente ficará feliz com nossa união em oração”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo