COMPAIXÃO

Igreja na Eslováquia organiza coleta para necessitados em Cuba

Os fiéis eslovacos organizarão um evento de caridade para os irmãos e irmãs cubanos, como fruto da recém-concluída visita do Santo Padre

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco durante missa de quarta-feira, 15, na Eslováquia /Foto: IPA-ABACA via Reuters

Os bispos católicos da Eslováquia anunciaram um evento de caridade para os cubanos, em que os desafios socioeconômicos, agravados pela pandemia de Covid-19, dificultaram as condições de vida do povo.

A iniciativa, idealizada pelos bispos da Eslováquia e inspirada na recém-concluída Visita Apostólica do Papa Francisco ao país (12-15 de setembro), visa chamar a atenção para a situação dos irmãos e irmãs de Cuba mais necessitados, mas que continuam abandonados.

Em um nota oficial divulgada no site da Conferência Episcopal da Eslováquia, os bispos exortam os fiéis eslovacos a doar generosamente durante o evento, que será realizado no próximo domingo, 26, nas paróquias de todo o país.

Os bispos observam os repetidos apelos do Papa Francisco para ajudar nossos irmãos e irmãs necessitados, acrescentando que o objetivo é “compartilhar como outros compartilharam conosco no passado, quando precisamos”.

Os desafios de Cuba

A economia em Cuba teve um declínio severo nos últimos tempos e as desigualdades existentes foram exacerbadas pela pandemia do coronavírus.

Em julho, nas maiores manifestações antigovernamentais do país em décadas, os cubanos tomaram as ruas para protestar contra as péssimas condições de vida e a falta de comodidades básicas, incluindo saúde em meio à pandemia de Covid-19.

Antes dos protestos, a emergência sanitária da Covid-19 foi um grande golpe para a principal fonte de receita do país — o turismo — que foi interrompida devido às restrições de viagens. Além disso, a escassez generalizada de alimentos e medicamentos, bem como a inflação crescente, já eram uma fonte de insatisfação entre os cidadãos cubanos.

Com a chegada da variante delta, Cuba enfrentou uma nova explosão de casos de coronavírus, pressionando ainda mais o já tenso sistema de saúde do país. Cuba registrou cerca de 790 mil casos casos de coronavírus com mais de 6 mil mortes durante a pandemia. Atualmente, mais de 15 milhões de doses de vacina foram administradas a fim de conter a disseminação de Covid-19

Na semana passada, Cuba, aplicando as vacinas criadas pelo país, começou a vacinar crianças de 2 anos, tornando-se uma das primeiras nações a fazê-lo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo