Devoção

Igreja Matriz de Jacareí celebrará festa em honra à Imaculada Conceição

Festividades começam em 29 de novembro; feriado municipal, em 8 de dezembro, terá três missas e capacidade máxima de fiéis

Da Redação, com a Paróquia Imaculada Conceição

Paróquia Imaculada Conceição / Foto: Divulgação

A Paróquia Imaculada Conceição, Igreja Matriz de Jacareí, no interior de São Paulo, realiza, a partir de 29 de novembro, a tradicional Novena e Festa da Padroeira do município. Padres e bispos convidados refletirão, dentro da novena, o tema: “Com Maria Imaculada, corações ardentes, pés a caminho” às 19h, durante a semana, e às 18h, aos finais de semana. Outro destaque é o retorno da tradicional quermesse. As celebrações serão transmitidas pelo facebook.com/imaculadajacarei.

Diferentemente do ano anterior, quando a participação do público presencial era restrita devido à pandemia, a novena de 2022 contará com capacidade máxima no interior da Igreja. No entanto, recomenda-se chegar com antecedência para participar da Santa Missa.

Gesto concreto

A cada noite de novena, os fiéis poderão participar do gesto concreto, onde alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza serão arrecadados e encaminhados, posteriormente, à Cruzada de Assistência de Jacareí, mantida pela Paróquia Imaculada Conceição, desde 1958, em favor dos que mais precisam.

Os devotos da Imaculada também terão a oportunidade de levar para a casa uma das capelinhas de Nossa Senhora, cujo objetivo é visitar as famílias durante um dia. A dinâmica funcionará da seguinte forma: quem estiver em posse da imagem, deverá devolver no dia seguinte, para que outra pessoa tenha a mesma oportunidade. A prática acontecerá todos os dias da novena.

Paróquia Imaculada Conceição / Foto: Divulgação

Dia da solenidade

Em 8 de dezembro, uma quinta-feira, o dia dedicado à Padroeira de Jacareí contará com três horários de celebrações: às 7h, presidida pelo vigário paroquial padre Luiz Gustavo Teixeira, seguida de Café Comunitário; às 10h presidida por Dom Cesar Teixeira, bispo diocesano de São José dos Campos e às 16h procissão seguida de Missa presidida pelo pároco Padre Eduardo Fraga e Silva. Haverá coroação à Nossa Senhora ao final da última celebração.

Atividades Sociais

Após dois anos, a quermesse volta a acontecer na Praça Padre Anchieta, de 2 a 8 de dezembro, no horário noturno.  As noites de programação social também contarão com apresentações musicais, culturais e folclóricas.

A Paróquia Imaculada Conceição está localizada na Praça Padre Anchieta, 150, no centro de Jacareí. Dúvidas poderão ser sanadas por telefone ou WhatsApp, em (12) 3951-2648.

Paróquia Imaculada Conceição / Foto: Divulgação

Paróquia

A história de Jacareí pode ser contada a partir da Paróquia Imaculada Conceição. Esta, que já pertenceu anteriormente à Diocese de São Paulo e à Diocese de Taubaté, é a mais antiga paróquia da Diocese de São José dos Campos. Estima-se que quando Jacareí tinha apenas 48 anos, a Casa da Mãe Imaculada se inseriu em sua história. O patronato da Imaculada Conceição não se restringe à paróquia. A Imaculada é também padroeira de Jacareí e caminham sob sua proteção a comunidade paroquial e todo o Município.

Confira a programação da Novena, a Festa da Imaculada e o gesto concreto para ajudar os mais necessitados:

• 29/11, 19h: Dom Antônio Carlos Altieri, SDB. Gesto concreto: Fubá e Farinhas;

• 30/11, 19h: Padre Thiago Domiciano Dias. Gesto concreto: Macarrão e Molho de Tomate;

• 01/12, 19h: Dom Nelson Westrupp, SCJ. Gesto concreto: Óleo;

• 02/12, 19h: Padre José Everaldo Germano, SCJ. Gesto concreto: Pó de Café;

• 03/12, 18h: Padre João Alves Sobrinho. Gesto concreto: Feijão;

• 04/12, 18h: Padre Chicão. Gesto concreto: Arroz;

• 05/12, 19h: Padre Robert Ribeiro e Diáconos Transitórios da Diocese. Gesto concreto: produtos de higiene pessoal;

• 06/12, 19h: Padre Eduardo Ferreira e concelebração dos padres da Região Pastoral Imaculada. Gesto concreto: produtos de limpeza;

• 07/12, 19h: Padre Edinei Evaldo Batista e seminaristas da Teologia. Gesto concreto: panetone, biscoitos e chocolates.

Dia 08/12 – Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora:

7h – Missa – Padre Luiz Gustavo Teixeira, vigário paroquial;

8h – Café Comunitário na Praça Padre Anchieta;

10h – Missa – Dom Cesar Teixeira, SDB, bispo de São José dos Campos;

16h – Procissão seguida de Missa Solene e Coroação à Nossa Senhora – Padre Eduardo Fraga, pároco.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo