A Igreja nos EUA expressa sua tristeza e condolências após a tragédia em Minneapolis, onde um jovem abriu fogo durante a missa numa escola católica
Da redação, com Vatican News

Moradores de Minneapolis lamentam vítimas de tiroteio fatal em escola / Foto: Reprodução Reuters
Mensagens de condolências, solidariedade e orações foram enviadas à comunidade de Minneapolis, Minnesota, nos Estados Unidos, onde um jovem abriu fogo na quarta-feira, 27, durante a missa antes do início das aulas na Escola Católica de Anunciação. Duas crianças morreram no ataque e outras 17 ficaram feridas, de acordo com relatos iniciais, enquanto o atirador tirou a própria vida.

Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação / Foto: Reprodução Youtube
Cardeal de Mendonça apresenta condolências
Ao receber a terrível notícia, o Cardeal José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, enviou um telegrama ao Arcebispo de Minneapolis, Bernard Hebda, expressando suas “sinceras condolências” pela morte das duas crianças durante a celebração da missa. A mensagem garantiu à comunidade “fervorosas orações pelas vítimas e suas famílias” e “proximidade espiritual com toda a comunidade afetada”. O Cardeal de Mendonça observou como este incidente comovente demonstra a necessidade de a educação católica renovar seus esforços diante dos desafios atuais “para continuar a construir uma cultura de fraternidade, fundada em uma paz desarmada e desarmante”.

Cardeal Blase Joseph Cupich / Foto: Reprodução Youtube ABC 7 Chicago
Cardeal Cupich reza pelas vítimas e pede ação
Em um comunicado emitido na quarta-feira, 27 de agosto, o Cardeal Blase Cupich, Arcebispo de Chicago, disse: “Unimos nossas orações às de outros para que os feridos no corpo e no espírito se curem e para que as crianças assassinadas sejam recebidas no céu. Devemos também clamar por ação para evitar mais uma tragédia como essa”. Observando com tristeza que tais tiroteios e violência se tornaram comuns, este incidente “nos toca profundamente”, pois ocorreu em uma escola católica e o atirador atirou contra as janelas de uma igreja onde as crianças e seus professores estavam rezando para marcar o início do ano letivo. Ele escreve: “Se algum lugar deveria ter sido seguro, deveria ter sido lá. Se algum momento deveria ter sido seguro, deveria ter sido naquele momento. Tragicamente, não conhecemos nenhum lugar ou momento em que os americanos – mesmo as crianças – estejam a salvo da maldição da violência armada.”
O Cardeal Cupich incentivou orações por “aqueles que detêm o poder de fazer da segurança do nosso povo uma prioridade nacional” e para que “Deus lhes dê a coragem de tomar as medidas que sabem que aliviarão, se não eliminarão, o medo que os pais devem sentir ao mandar seus filhos para a escola… certamente eles devem estar comovidos com esses tiroteios. Rezamos para que não os vejam como inevitáveis, porque então certamente teremos renunciado aos nossos direitos à vida, à liberdade e à busca da felicidade”.

O arcebispo de Newark, cardeal Joseph Tobin / Foto: Reprodução Youtube
Cardeal Tobin reza por conforto aos enlutados
O Cardeal Joseph Tobin, Arcebispo de Newark, exortou os fiéis a se juntarem a ele em oração por todos os afetados pelo trágico tiroteio na Escola Católica Annunciation, observando como “o que deveria ter sido um início alegre para um novo ano letivo foi, em vez disso, destruído por uma violência sem sentido”. Em uma mensagem publicada online, ele disse: “Mantemos em oração as crianças, as famílias, os professores e a comunidade paroquial de Annunciation” e que “nenhuma criança jamais deveria enfrentar o medo em um local de ensino e culto, e nenhum pai deveria suportar a perda de um filho para a violência”. Em conclusão, escrevemos: “Que Cristo, nosso Redentor, traga conforto aos enlutados e paz a todos os que choram”.

O cardeal Timothy Dolan, arcebispo de Nova York / Foto: Reprodução Youtube
Cardeal Dolan, solidariedade às vítimas
O Cardeal Timothy Dolan, Arcebispo de Nova York, expressou profunda tristeza pelo ataque em uma publicação nas redes sociais, escrevendo: “Mais uma vez, estamos chocados e horrorizados com a notícia de mais um tiroteio sem sentido, desta vez ainda mais perturbador por ter ocorrido em uma igreja e escola católicas, que deveriam ser sempre santuários de paz. Lamentamos as duas crianças inocentes cujas vidas foram ceifadas por esta terrível tragédia e mantemos em nossas intenções os dezessete feridos”. Ele acrescentou: “Unimo-nos em solidariedade compassiva às inúmeras famílias da cidade de Minneapolis, da escola católica Annunciation e de outras localidades, que foram tocadas por uma dor impensável causada pela violência armada lancinante que se tornou tão comum. Rezamos pelo fim de toda a violência em nossos corações, em nossas comunidades e em nosso mundo”.