21 de abril

Igreja em Tatuí (SP) será elevada a Basílica Menor

A expectativa é que mais de mil pessoas participem da Celebração Eucarística que marca elevação da Matriz de Nossa Senhora da Conceição a Basílica Menor

Ronnaldh Oliveira
Da Redação

Interior da Basílica de Nossa Senhora da Conceição em Tatuí (SP) / Foto: Divulgação

O dia 21 de abril (feriado de Tiradentes) promete ser histórico para toda a população de Tatuí, no interior de São Paulo. Será celebrada a Santa Missa. Com início às 16h, a Celebração Eucarística marcará oficialmente a elevação da Igreja.

Com a elevação, a Igreja Matriz de Tatuí se tornará a 74ª Basílica Menor do Brasil, 22ª do Estado de São Paulo e a 2ª da Diocese de Itapetininga, juntamente com a Basílica de São Miguel Arcanjo, presente na diocese, que conquistou tal feito em 2018.

A Santa Missa de Instalação da Basílica será presidida pelo bispo de Itapetininga (SP), Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto. A celebração acontece durante as comemorações de 200 anos de existência desta Igreja, fundada em 1822, antes mesmo da própria cidade de Tatuí.

O reitor da Basílica, padre Élcio Roberto de Góes, em diálogo com o Jornalismo Canção Nova, afirma que é uma graça e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade participar desta dupla comemoração. “Só tenho que render graças a Deus e pedir que Ele continue me ajudando para que eu possa continuar sendo fiel servidor do seu Reino.”

De acordo com a organização da cerimônia, mais de mil pessoas devem estar presentes na Basílica para a Missa, entre autoridades religiosas (bispos, padres, diáconos, seminaristas e religiosos), civis (prefeitos, vereadores, deputados e presidentes de clubes de serviço), militares e fiéis. Para melhor acomodação, haverá um espaço amplo no exterior do templo para acompanhar a celebração.

Sobre a celebração

Diferentemente das outras celebrações do calendário católico, essa Missa tem um roteiro diferenciado. Será apresentado o Decreto Pontifício, documento no qual constam as motivações que fundamentaram a concessão do título de Basílica Menor à Igreja, bem como a outorga do Papa Francisco, por meio da “Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos”, que dispõe sobre os privilégios e as obrigações inerentes a este título.

Além disso, serão acolhidas as Insígnias Basilicais: Virga Rubra (uma espécie de bastão, revestido de tinta vermelha com decorações e ponteiro em prata, que é levada processionalmente; tem a função de guiar o cortejo pelo caminho próprio), Tintinábulo (espécie de estandarte com um pequeno sino; na Idade Média, ele tinha a função de anunciar ao povo de Roma a proximidade do papa durante as procissões) e Umbela Basilical ou Conopeu Basilical (é um tipo de guarda-sol, que é usado sempre semiaberto e possui as cores do Vaticano, o brasão do papa, o brasão do bispo, o brasão da Diocese, o brasão do reitor da época da eleição e a bandeira do município onde está instalada a Basílica).

A Igreja

Faixada histórica da Igreja que completa esse ano 200 anos / Foto: Divulgação

Tudo começou na segunda década de 1800, quando o então Príncipe Regente do Império Brasileiro, tendo ouvido os insistentes apelos dos fiéis cidadãos da pequena aldeia, decidiu autorizar a construção de uma pequena capela, que deveria ser dedicada à veneração da Conceição de Maria.
Foi assim que o quinto Bispo da Província de São Paulo, Dom Matheus de Abreu Pereira, criou a primeira paróquia da cidade em 1818, nomeando como primeiro pároco o padre Anacleto Dias Baptista, em 4 de Janeiro de 1822.

Com base em arquivos e documentos históricos, é possível dizer que a cidade de Tatuí, como é hoje, nasceu em torno desta capela dedicada à Imaculada Conceição. Os camponeses queriam que o símbolo material da presença de Deus estivesse mais perto deles.

Uma Igreja com título de Basílica Menor

Este é um título antigo da Igreja Católica. O Papa é a única pessoa que pode conceder o título de “basílica” a um templo. Depois ainda que o Império Romano historicamente se tornou oficialmente cristão, o título foi concedido a Igrejas geralmente importantes pelos mais diversos motivos como veneração das devoções cristãs, historicidade, beleza artística e arquitetônica. Goza ela, segundo o direito canônico, de certas particularidades, como altar reservado ao papa, ao cardeal ou ao bispo, conferindo-lhe, sobretudo uma dimensão de status internacional, pois não submete-se apenas à jurisdição eclesiástica local.

No mundo, existem apenas quatro basílicas intituladas maiores – situadas na cidade de Roma: são elas: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior E São Paulo Extramuros. As demais basílicas são intituladas menores e são mais de 1800 em todo o mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo