Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo está localizado em uma das vias principais do turismo religioso, na estrada de ligação entre MG e SP
Nathália Cassiano
Da Redação
Desde o último dia 15, muitos fiéis católicos se dedicam à tradicional “Quaresma de São Miguel”: 40 dias de preparação à festa de São Miguel Arcanjo, em 29 de setembro. Para os fiéis da igreja Matriz de São Miguel Arcanjo em Piquete (SP), a festa deste ano terá um grande marco: a cerimônia oficial de elevação a Santuário Diocesano de São Miguel Arcanjo.
O anúncio da elevação foi realizado na Festa de São Miguel do ano passado. Logo foi montada uma comissão para organizar todos os preparativos necessários para a instalação canônica. Piquete esperava, há anos, essa grande graça.
“A princípio, iniciou-se a construção de dependências mais adequadas, como a instalação de uma pequena lojinha de produtos religiosos, uma lanchonete, uma sala de milagres, um velório e um refeitório”, informa a responsável de missão, Mariazinha Brússolo.
Segundo ela, as pastorais, grupos de acolhida e voluntários têm se dedicado a realizar todos os trabalhos de acolhimento aos devotos, que tem aumentado gradativamente suas visitas ao Santuário.
Leia também
.: Padre comenta devoção a São Miguel Arcanjo: defensor do povo de Deus
Como surgiu ?
A inspiração para este santuário nasceu no ano de 2017. Dois membros participantes do grupo Rota São Miguel foram até o pároco, padre Fernando Sampaio, e pediram a permissão para iniciar um trabalho para propagação e aumento da devoção a São Miguel Arcanjo.
“Impulsionou-se vários trabalhos junto às mídias sociais da Paróquia e Rota São Miguel, com um aumento substancial de seguidores. Durante a pandemia fomos uma das primeiras paróquias da Diocese a realizar missas por lives e outros eventos”, afirmou a responsável.
Como ajudar a obra
A cidade de Piquete tornou-se “terra de São Miguel” e compõe, juntamente com Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista, um roteiro de fé com os santuários do Vale da Fé.
A cerimônia de Instalação Canônica será no dia 29 de setembro deste ano às 16h. Será preparada pela novena de São Miguel e participada todos os dias pelo bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, e por padres e bispos por ele convidados.
As pessoas podem contribuir com orações, voluntariado e doações, que podem ser feitas via PIX no e-mail da paróquia: santuariopiquete@gmail.com
A devoção a São Miguel
A devoção a São Miguel Arcanjo teve início com São Francisco de Assis e se tornou popular no Brasil e em todo o mundo. Assista à reportagem abaixo e saiba mais sobre a devoção e a origem da Quaresma de São Miguel: