27/07

Igreja celebra, pela primeira vez, a festa de São Tito Brandsma

No dia 27 de julho, a ordem Carmelita comemora a festa de São Tito Brandsma, carmelita canonizado em Roma no mês de maio de 2022

Huanna Cruz
Da Redação

São Tito Brandsma / Foto: Carmetilas (Arquivo Pessoal)

No dia 27 de julho, a Igreja celebra, pela primeira vez, a festa de São Tito Brandsma, carmelita canonizado em Roma no mês de maio de 2022. O Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Brasília, que possui a primeira capela dedicada ao santo na América Latina, realiza, desde 24 de julho, o tríduo ao santo. Hoje, haverá missa solene às 12h, celebrada pelo Carmelita Reitor do Santuário, Frei Márcio Silvan e transmitida pela TV Canção Nova.

Frei Adailson / Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o Prior Provincial da Província Carmelitana Fluminense, Frei Adailson dos Santos, a Ordem Carmelita está trabalhando na divulgação da figura de São Tito, fazendo muitas palestras e conferências, trazendo todo legado deste novo santo da Igreja para a ordem, para o mundo e para a família carmelitana.

História de São Tito Brandsma

Nascido na Holanda, em 1881, o frade Tito Brandsma juntou-se aos carmelitas em 1898, aos 17 anos de idade. Fez sua primeira profissão, em 1899, e depois foi ordenado sacerdote em 1905. Ensinou em várias escolas antes de assumir o cargo de professor de filosofia e história do misticismo na Universidade Católica de Nijmegen, onde mais tarde foi nomeado Reitor Magnífico.

Escritor e jornalista notável, em 1935, foi nomeado assessor dos bispos, para jornalistas católicos. Ele era conhecido por estar pronto para receber qualquer um em dificuldade e ajudar da maneira que pudesse.

No período que antecedeu e durante a ocupação nazista na Holanda, ele argumentou apaixonadamente contra a ideologia nacional-socialista, baseando sua posição nos Evangelhos. Defendeu o direito à liberdade na educação e à imprensa católica. Como resultado, ele foi preso.

Passou de uma prisão ou acampamento para outro até chegar a Dachau, onde foi morto em 26 de julho de 1942. Ele foi beatificado como mártir pelo Papa João Paulo II em 3 de novembro de 1985 e canonizado pelo Papa Francisco em 15 de maio de 2022.

Leia mais
.: Beato Tito Brandsma vai ser canonizado no dia 15 de maio
.: 
Ordem Carmelita se prepara para canonização do beato Tito Brandsma
.: Papa canoniza dez novos santos: “Amar é servir e dar a vida”

Frei Tito Brandsma sob ótica Carmelita

O frei Tito é um santo contemporâneo, um homem que responde às exigências do tempo presente, trazendo os ensinamentos para o presente e ao mesmo tempo prepara os Carmelitas para o futuro.

Frei Márcio Silvan / Foto: Arquivo Pessoal

“Um homem que olhamos para a vida dele e na vida dele destacamos a espiritualidade, de uma forma muito especial, uma devoção muito grande a Nossa Senhora, olhamos para a vida de um homem comprometido com a verdade e com a justiça social”, afirma frei Adailson.

Para o reitor do Santuário, Frei Márcio Silvan, “Tito Brandsma foi exemplo de fortaleza nas dificuldades, de amor à mensagem do Evangelho, exemplo de sacerdote e amor ao Cristo sofredor nos irmãos”.

Segundo Frei Adailson, não se pode olhar para a figura de São Tito sem olhar para aquilo que ele defendeu, que foi exatamente a verdade, e a verdade pautada na Palavra de Deus. Pode-se dizer que foi um homem comprometido com os desafios do seu tempo.

“Quando nós olhamos para os tempos de hoje, nos faz olhar para nós carmelitas para a nossa própria vida, e responder aos desafios deste momento presente olhando e nos inspirando na vida de São Tito e fomentar cada vez mais esta espiritualidade que defende a justiça, verdade e propaga o Evangelho acima de tudo”, conclui o Prior Provincial da Província Carmelitana Fluminense.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo