DEVOÇÃO

Grande Procissão do Círio de Nazaré é concluída em Belém (PA)

Principal ato de devoção a Nossa Senhora de Nazaré, cuja imagem foi encontrada há mais de 300 anos, aconteceu na manhã deste domingo, 8

Gabriel Fontana,
Da Redação, com Círio de Nazaré

Fiéis em torno da berlinda que leva a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré / Foto: Paulo Amorim/Sipa USA via Reuters Connect

Neste domingo, 8, aconteceu a principal procissão do Círio de Nazaré em Belém (PA). Todos os anos, milhões de fiéis de todas as partes do mundo se reúnem na capital paraense para festejar Nossa Senhora de Nazaré, que conta com grande devoção popular após o encontro de uma imagem em 1700, na beira de um riacho onde atualmente se encontra a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

A principal procissão entre as 14 oficiais que compõem os festejos, conhecida como Grande Procissão, tem 3,6 quilômetros de extensão e é realizada desde 1793. O ponto de partida é a Catedral Metropolitana de Belém, e os fiéis se dirigem à Basílica Santuário. Desde 1901, esta procissão é realizada no segundo domingo de outubro.

A programação deste domingo se iniciou às 6h, com a celebração da Missa na Catedral Metropolitana presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira. Na sequência, iniciou-se a Grande Procissão, em direção à Basílica Santuário. Após cerca de quatro horas e 30 minutos, a imagem chegou à Praça Santuário, e a procissão foi finalizada com a celebração de outra Missa.

À noite, a programação continua com o Círio Musical, que se inicia neste domingo. O evento será aberto com a apresentação de Frei Gilson na Concha Acústica da Praça Santuário, e terá a presença de outros músicos católicos todos os dias, até o dia 21.

Festejos começaram na terça-feira, 3

O Círio de Nazaré 2023 foi aberto oficialmente na terça-feira, 3, com a celebração da Missa na Basílica Santuário. Na quarta-feira, 4, aconteceu a primeira procissão oficial: o Traslado dos Carros, que partiu da Basílica Santuário e foi encerrada no Porto Seguro.

Na quinta-feira, 5, foi apresentado o manto da edição deste ano da imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Já na sexta-feira, 6, ocorreu a romaria mais extensa do Círio de Nazaré: o Traslado para Ananindeua (PA), que totalizou 57 quilômetros de extensão e aproximadamente 10 horas de duração.

No sábado, 7, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré iniciou seu retorno a Belém com a Romaria Rodoviária, prosseguindo posteriormente com a Romaria Fluvial e a Moto Romaria, concluída no Colégio Gentil Bittencourt. À noite, aconteceu a Trasladação, a sexta procissão oficial, que faz o “caminho inverso do Círio”, conduzindo a imagem peregrina à Catedral Metropolitana de Belém, de onde partiu a Grande Procissão na manhã deste domingo.

Sequência da programação

Com a chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré à Basílica Santuário, inicia-se a quinzena nazarena, um período de 15 dias de festa, encerrado no sábado, 21. Serão realizadas ainda outras sete procissões oficiais: a Ciclo Romaria e a Romaria da Juventude, no sábado, 14; a Romaria das Crianças, no domingo, 15; a Romaria dos Corredores, a Romaria da Acessibilidade e a Procissão da Festa, no sábado, 21; e o Recírio, na segunda-feira, 23. Para mais detalhes, clique aqui.

Neste período, é promovido o Círio Musical, que conta com a apresentação de músicos católicos na Concha Acústica da Praça Santuário todos os dias, até o dia 21. Confira, a seguir, a programação completa:

08/10 – Frei Gilson
09/10 – Vida e Cruz e Ana Gabriela
10/10 – Anjos de Resgate
11/10 – Adoração e Vida
12/10 – Thiago Brado
13/10 – Eliana Ribeiro
14/10 – Missionário Shalom
15/10 – Suely Façanha e Ziza Fernandes
16/10 – Ministério Seráfico
17/10 – Rosa de Saron
18/10 – Tony Alison
19/10 – Vida Reluz e Ministério M3
20/10 – Adriana Arydes
21/10 – Semente do Verbo e Padre Cavalcante

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo