Auxílio durante pandemia

Indígenas, migrantes e presos do Panamá recebem doações do Papa

Num novo gesto de caridade e proximidade, o Papa envia equipamentos de saúde para auxiliar em situações de risco na luta contra a Covid-19 no Panamá

Da Redação, com Vatican News

Mais uma doação do Papa Francisco chegou no seu destino. Desta vez, os termômetros digitais que irão beneficiar as comunidades indígenas, os migrantes e os presos do Panamá foram entregues, pela arquidiocese local, ao ministro das Relações Exteriores do país, Alejandro Ferrer. A entrega foi feita por dom José Domingo Ulloa e pelo delegado para as Relações Institucionais da Nunciatura Apostólica, padre Gilber Tsogli.

Leia também:
.: Uruguai: Papa doa termômetros para ajudar no combate à Covid-19
.: Papa Francisco doa ventiladores e ecógrafos para o Brasil
.: Papa doa 35 respiradores diante da emergência de covid-19
.: Emergência de covid-19: Papa envia ajuda ao Programa Alimentar Mundial
.: Papa envia 2500 kits de testes para diagnóstico de Covid-19 a Gaza

Durante o encontro, o arcebispo comentou que, “com esse gesto, o Papa demonstrou mais uma vez a sua opção pelos mais frágeis e de ter o Panamá no coração”. “Os destinatários dos termoscanners”, acrescentou ele, fazem parte do grupo de alto risco “e podem adoecer facilmente devido à superlotação e às dificuldades de acesso aos serviços básicos”.

A situação nas prisões

Dom Ulloa denunciou, em particular, o problema das prisões no país que, até o momento, abrigam 17.800 presos: desses, segundo fontes do governo, “665 estão infectados. Os dados remontam a 4 de junho e podem ter aumentado. Sabemos, também, que na Penitenciária de Santiago, em Veraguas, 313 dos 500 detentos testaram positivo para o vírus. Um deles morreu”. Entre as situações mais críticas está o presídio de La Peñita. Em maio, por exemplo, o local abrigava 1694 pessoas, ou seja, 7 vezes a capacidade máxima do cárcere.

Migrantes e indígenas

Não menos preocupante é a situação dos migrantes, disse o arcebispo, já que, em Darién, “há dois centros de acolhimento literalmente congestionados onde gira a Covid”. As minorias indígenas, por sua vez, “representam 11% da população dos quase 4 milhões de habitantes”, explicou o arcebispo do Panamá, que finalizou: “eles vivem principalmente nas 5 áreas do país que são difíceis de alcançar. Também ali a curva de contágios está em acentuado crescimento”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo