29 de setembro

Festa dos Santos Arcanjos destaca São Miguel, chefe da Milícia Celeste

Data é marcada por celebrar festa solene dos três arcanjos. Entre eles, São Miguel se destaca como o Príncipe da Milícia Celeste, por sua missão de proteger os fiéis nas lutas contra satanás e seus anjos do mal

Fernanda Lima
Da Redação

Imagem de São Miguel Arcanjo / Foto: Fernanda Lima

Considerado o defensor da Igreja e chefe da milícia celeste, o Arcanjo São Miguel é alvo da atenção dos fiéis devotos que, no mês de setembro, dedicam a ele suas orações com a Quaresma de São Miguel Arcanjo.  O príncipe das milícias celestes sempre foi celebrado no dia 29 de setembro, e os outros dois arcanjos, Gabriel e Rafael, em outras datas. Mas, a partir do ano de 1969, depois da Reforma Litúrgica, os três arcanjos passaram a ser celebrados neste mesmo dia.    

São Miguel é “o arcanjo da justiça e do arrependimento”, afirma o reitor do Santuário São Miguel Arcanjo em Piquete (SP), Padre Fernando Alves Sampaio. Ele explica que o nome do arcanjo, em hebraico, significa “aquele que é similar a Deus” e tradicionalmente esse significado é interpretado com uma pergunta retórica: “‘Quem como Deus?’, que implica que ‘ninguém é como Deus'”, afirmou.

“Sua intervenção foi decisiva naquela batalha inicial, quando Lúcifer, anjo orgulhoso, levantou-se contra Deus, junto a uma terça parte da hierarquia celeste. E São Miguel gritou: ‘Quem como Deus?, Ninguém como Deus!’. Isso denota a humildade de São Miguel”, explica ainda padre Fidelis Stockl, ORC, membro da Ordem dos Santos Anjos.

O sacerdote destaca que ele é o anjo da humildade e da fé. “Foi na provação dos anjos, resumidamente, foi quando Deus revelou aos anjos o Plano da Encarnação, pedindo sua livre colaboração. Ali, os anjos entenderam o grande amor de Deus pelos homens, mas, infelizmente, Lúcifer não estava disposto a servir a Deus feito homem, servir a Deus em nós, ou seja, colocando os anjos como servidores dos homens. E São Miguel entendeu: ‘Mesmo se Deus se fizer homem, se Deus morrer na cruz, se Deus se fizer Eucaristia, Deus é Deus. Vamos servir a Deus! Foi um ato de fé aceitar esse plano de Deus, porque não estava ainda na visão beatífica”, explica.

Padre Fidelis lembra que todos os homens estão em um “campo de batalha”. “A vida não é simplesmente um passeio, pertencemos à ‘Igreja militante’, e São Miguel é o anjo que nos ajuda contra os ataques do inimigo na vida pessoal, contra as tentações, e na vida em geral, na luta sobretudo do combate espiritual”.

Outra curiosidade a respeito deste arcanjo é que ele está ligado aos sacramentos da Crisma e da Ordem, portanto, aos ministros ordenados.

Quaresma de São Miguel

Pe. Fernando Alves, Reitor do Santuário de São Miguel Arcanjo em Piquete / Foto: Arquivo Pessoal

Padre Fernando explica que a tradição de rezar a Quaresma de São Miguel vem de uma prática devocional de São Francisco de Assis. “O santo venerava, de maneira especial, os anjos, e sempre recorria à proteção de São Miguel e dedicava períodos para retiros, penitências e para escutar a Deus”, salientou.

O sacerdote também ressaltou a importância de não confundir a Quaresma de São Miguel com a quaresma do ano litúrgico. “A quaresma litúrgica é nosso retiro em preparação para a Páscoa. A quaresma ou quarentena do arcanjo não é obrigatória, mas é louvável fazê-la, porque é uma prática devocional que foca na conversão”, destacou.

Guilherme Almeida, missionário da Canção Nova / Foto: Arquivo Pessoal

Devoção

Guilherme Almeida , missionário da Comunidade Canção Nova há oito anos, declarou que São Miguel sempre lhe chamou atenção por sua firmeza em Deus. “Comecei a devoção quando rezei a quaresma, e aí minha amizade com esse arcanjo foi evoluindo. Ele sempre se apresentou em minha vida como um amigo fiel para todas as horas”, afirmou.

O missionário recordou uma situação peculiar em sua família na qual recorreu à intercessão do arcanjo. “Eu não sabia a quem recorrer. Fui para o quarto em que ficava um altar dedicado a São Miguel e ali acendi uma vela para rezar. Prostrei-me no chão suplicando a intervenção do arcanjo. De forma muito rápida e clara, São Miguel interveio. Naquele dia, tive a certeza mais evidente da amizade atenciosa do arcanjo comigo e minha família”, destacou.

Um amigo fiel

Guilherme comentou que, atualmente, sua maior experiência com o arcanjo Miguel é por meio da Adoração ao Santíssimo Sacramento. “Ele tem me levado pelos caminhos da adoração a Jesus Eucarístico. Tem me ensinado a adorar o Senhor como deve ser”, enfatizou.

Outra experiência recente do missionário com São Miguel ocorreu no dia 20 deste mês. “Deparei-me com uma situação em que precisava de uma intervenção de Deus, logo recorri a São Miguel. Escrevi uma carta para ele, descrevendo toda a situação e coloquei debaixo da imagem de São Miguel que tenho no meu quarto. Comecei a rezar a novena em preparação para sua festa. Na mesma semana, a situação foi resolvida. Mais uma vez, esse amigo fiel se apresentou em minha vida”, concluiu.

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo,
vós, príncipe dos exércitos celestes, vencedor do dragão infernal, recebestes de Deus força e poder para aniquilar, pela humildade, a soberba dos poderes das trevas.

Nós vos suplicamos que nos ajudeis a ter uma verdadeira humildade de coração, uma fidelidade inabalável no cumprimento contínuo da vontade de Deus e a fortaleza no sofrimento e na penúria. Socorrei-nos para subsistirmos perante o tribunal de Deus! 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo