Liturgia

CNBB divulga sugestões de músicas para a festa dos Santos Arcanjos

A Igreja conhece o nome de três Arcanjos e a Liturgia celebra no dia 29 de setembro a Festa deles: Miguel, Gabriel e Rafael

Da Redação, com CNBB

Santos Arcanjos, Rafael, Miguel e Gabriel. / Foto: Wesley Almeida

Nesta quinta-feira, 29, a Igreja celebra a Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael, Arcanjos. Com ofício festivo próprio, a liturgia pode contar com as sugestões de músicas preparadas pelo Setor Música Litúrgica da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Indicações são oferecidas para o canto de entrada, salmo responsorial, aclamação ao Evangelho, apresentação das oferendas e comunhão. De acordo com o assessor do Setor Música Litúrgica, irmão Fernando Benedito Vieira, SJ, os cantos propostos “ou se referem aos textos próprios da festa ou aos seus fundamentos teológicos expressos pelo conjunto dos textos”.

Abaixo, a contextualização bíblica encontrada no Missal:

Miguel (Quem é como Deus?) é o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores (Jd 9; Ap 12,7; cf. Zc 13,1-2), defensor dos amigos de Deus (Dn 10,12.21), protetor de seu povo (Dn 12,1).

Gabriel (Força de Deus) é um dos espíritos que estão diante de Deus (Lc 1,19), revela a Daniel os segredos do plano de Deus (Dn 8,16; 9,21-22), anuncia a Zacarias o nascimento de João Batista (Lc 1,11-20) e a Maria o de Jesus (Lc 1,26-38). 

Rafael (Deus curou) também está entre os sete anjos que estão diante do trono de Deus (Tb 12,15; cf. Ap 8,2), acompanha e protege Tobias nas peripécias de sua viagem e cura-lhe o pai cego. A Igreja peregrina sobre a terra, especialmente na liturgia eucarística, associa-se às multidões dos anjos que na Jerusalém celeste cantam a glória de Deus (cf. Ap 5,11-14; SC 8).  

Em 29 de setembro o martirológio jeronimiano (séc. VI) recorda a dedicação da Basílica de São Miguel (séc. V) na via Salária (Roma)” (Missal Romano, pág. 666). 

As sugestões estão disponíveis na página da CNBB – cnbb.org.br. 

 

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo