YouTube da Diocese de Pavia

Festa da Conversão de Santo Agostinho será transmitida pela internet

Santo Agostinho escreveu muitas obras, exerceu decisiva influência sobre o desenvolvimento cultural do mundo ocidental e é considerado “Doutor da Graça”

Da redação, com Vatican News

/ Imagem: Antonio Rodríguez (1636 – 1691)

A Festa da conversão de Santo Agostinho poderá ser acompanhada pela internet nesta sexta-feira, 24. Religiosos e religiosas que seguem a Regra, recordam seu batismo na noite de Páscoa, em 24 de abril de 387, pelas mãos do bispo de Milão Ambrósio. Batismo que Agostinho pediu aos 33 anos depois que decidiu dedicar toda a sua vida à busca de Deus na Igreja Católica. Escolha que o levou ao sacerdócio e depois ao ministério episcopal, tornado ainda mais profícuo por uma vasta produção de escritos, hoje pedras fundamentais do cristianismo.

 Na cidade italiana de Pavia, na Basílica de São Pedro em Ciel d’Oro, onde repousam os restos mortais de Santo Agostinho, o bispo Corrado Sanguineti, celebrará a Missa da Conversão de Santo Agostinho às 18h30 (horário local),  seguida pela exposição da urna com as relíquias do grande Padre da Igreja. No Brasil, celebração poderá ser acompanhada às 13h30 (horário de Brasília).

Será possível acompanhar a celebração ao vivo pelo canal YouTube da Diocese de Pavia, enquanto que para a oração e  a meditação, o Instituto Agostiniano de Espiritualidade disponibilizou subsídios.

Santo Agostinho (354-430), Bispo e Doutor da Igreja, nasceu em Tagaste, Tunísia, filho de Patrício e Santa Mônica. Grande teólogo, filósofo, moralista e apologista. Aprendeu a retórica em Cartago, onde ensinou gramática até os 29 anos de idade, partindo para Roma e Milão onde foi professor de Retórica na corte do Imperador. Alí se converteu ao cristianismo pelas orações e lágrimas, de sua mãe Mônica e pelas pregações de Santo Ambrósio, bispo de Milão. Após ser batizado em 387 voltou para a África em veste de penitência onde foi ordenado sacerdote e depois bispo de Hipona aos 42 anos de idade. Combateu as heresias do seu tempo, principalmente o Maniqueísmo, o Donatismo e o Pelagianismo, que desprezava a graça de Deus. Santo Agostinho escreveu muitas obras e exerceu decisiva influência sobre o desenvolvimento cultural do mundo ocidental. É chamado de “Doutor da Graça”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo