Durante pandemia

Governo cubano concede espaço na rádio e na televisão à Igreja Católica

Serão realizadas as transmissões das missas dominicais enquanto durar o tempo de emergência provocado pela pandemia do coronavírus, em que todas as celebrações públicas estão suspensas

Da Redação, com Departamento de Informação da Fundação AIS

O governo de Cuba concedeu espaço de emissão na rádio e televisão do Estado à Igreja Católica para a transmissão de conteúdos como missas ou filmes cristãos. Essa é uma resposta ao pedido elaborado pelos bispos cubanos em 24 de Março.

Dom Dionisio García Ibanez, arcebispo de Santiago de Cuba, durante celebração eucarística /Foto: Conferência Episcopal de Cuba

Esta autorização inclui a possibilidade de transmissões das missas dominicais, pelo menos enquanto durar o tempo de emergência provocado pela pandemia do coronavírus, em que todas as celebrações públicas estarão suspensas.

Leia também:
.: Papa Francisco forma Comissão especial para o Covid-19
.: Obrigado pela ajuda que dão aos doentes, diz Papa aos farmacêuticos

Anunciou o Secretariado da Conferência Episcopal: “após a Páscoa e enquanto o isolamento social for mantido”. Os bispos terão ainda à sua disposição “um espaço na rádio todos os domingos pela manhã”, no mesmo horário em que durar a transmissão da missa pela televisão.

O secretário destacou também o “testemunho heroico” dos médicos e outros profissionais de saúde junto das populações, não esquecendo o papel desempenhado pela Igreja, nomeadamente “sacerdotes, diáconos, religiosos e voluntários da Caritas”, passando pelas “religiosas das diversas Congregações, aos Irmãos de São João de Deus, bem como aos funcionários das Casas para Idosos”.

Segundo a nota da Conferência episcopal, os bispos cubanos agradecem ainda aqueles que “nesta hora complexa, continuaram a servir e confortar caridosamente muitos que sofrem em seu corpo ou em seu espírito”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo