Doutor em ciências bíblicas fala sobre características do segundo Evangelho presente na Bíblia e dá orientações sobre como ler e interpretar o texto
Gabriel Fontana
Da Redação
O segundo Evangelho encontrado na Bíblia é atribuído a São Marcos. Ele não foi discípulo de Jesus, mas, apesar disso, muitos estudiosos apontam seus escritos como o mais antigo dentre os quatro presentes nas Sagradas Escrituras.
O doutor em ciências bíblicas, Cláudio Vianney destaca a brevidade como uma das características do Evangelho de São Marcos. Justamente por ser o mais curto, ele é apontado como a base dos escritos de São Mateus e São Lucas.
Além disso, o Evangelho de São Marcos foi o primeiro a ser escrito no formato conhecido nos dias atuais. “O autor teria tomado relatos parciais, talvez uma coleção de parábolas de Jesus, uma outra coleção de feitos de Jesus, um antigo relato da Paixão, e colocou tudo junto, formando assim como que uma ‘vida de Jesus’, que recebeu, portanto, o nome de Evangelho”, explica Cláudio.
Outras características verificadas nos escritos de São Marcos são a cristologia e o discipulado. Dessa forma, o autor se concentrou em abordar diversos aspectos da vida de Jesus, buscando apresentar ao seu interlocutor quem é o Cristo e narrar o que significa ser seu discípulo.
Leia mais
.: Mês da Bíblia: Conheça mais sobre o evangelista São Mateus
.: Padre indica método de leitura da Bíblia criado por Monsenhor Jonas Abib
O grau de detalhes apresentado pelo autor também chama a atenção. Ainda que o Evangelho seja breve, é rico em informações sobre os costumes judaicos, o que ajuda a compreender quem eram os destinatários dos escritos. “Marcos escreveu para pessoas que não tinham origem judaica, então a comunidade para a qual ele escreve é uma comunidade, uma Igreja que nasceu entre os gentios”, observa.
Recomendações ao ler o Evangelho de São Marcos
Cláudio recomenda aos fiéis que, ao ler o Evangelho de São Marcos, o leitor se concentre nos aspectos cristológicos e do discipulado presentes no texto. Além disso, orienta a prestar atenção aos gestos realizados por Jesus, ricamente descritos pelo autor.
“Marcos fala muito do olhar de Jesus e dos gestos com as mãos: Jesus toca nas pessoas e é tocado pelas pessoas. Além disso, os pés de Jesus e por onde Jesus caminha, os ouvidos de Jesus e o que Jesus ouve, sua boca e o que ele fala. É bom prestar atenção a todos estes gestos de Jesus”, expressa.
Por fim, o doutor em ciências bíblicas incentiva também a atenção nos aspectos geográficos descritos no texto. “Tudo isso nos ajuda, mostra o lugar onde Jesus viveu, como era”, explica Cláudio, ressaltando ainda os costumes locais dos povos visitados por Jesus como outro elemento para uma boa leitura e interpretação do Evangelho de São Marcos.