Caritas está unindo esforços e trabalhando para fornecer assistência humanitária aos dois países e pede o apoio e as orações da comunidade internacional
Da redação, com Caritas
O terremoto de magnitude 7,8 que atingiu o noroeste da Síria e da Turquia deixou milhares de pessoas sem abrigo, comida e combustível. A Caritas Turquia e a Caritas Síria prestaram assistência desde o início e a Confederação Caritas está apoiando e coordenando seus esforços para avaliar as necessidades e prestar assistência às pessoas afetadas por esta tragédia.
As áreas atingidas pelo terremoto já estavam em uma situação humanitária difícil. As duras temperaturas do inverno e a destruição ou graves danos a estruturas — incluindo vários hospitais e estradas —, complicam ainda mais as operações humanitárias.
Leia também
.: Após terremoto, ACN acompanha situação na Síria e assegura ajuda
O diretor da Caritas Síria, Riad Sargi explica que “na Síria, o terremoto afetou fortemente o noroeste, uma área onde 4,1 milhões de pessoas dependem de ajuda humanitária”. Cerca de 5.000 deslocados, a maioria mulheres e crianças, encontraram abrigo em escolas e salões.
Os mortos e feridos registrados continuam a aumentar à medida que a busca por pessoas desaparecidas entre os escombros de prédios e casas destruídas continua. Hospitais em algumas das áreas mais atingidas ficaram sobrecarregados enquanto trabalhavam para tratar os feridos pelo terremoto.
Síria
A Caritas Síria está trabalhando para fornecer itens de socorro e abrir abrigos para acomodar os mais necessitados em Aleppo, Hama e Lattakia.
“Está muito frio e continua chovendo e nevando. Muitos perderam suas casas e mesmo os que ainda têm casa não voltam para ela com medo de novos abalos”, acrescenta Sargi.
Em Aleppo, são necessários itens de socorro e abrigos para as pessoas cujas casas foram destruídas. O escritório da Caritas Aleppo foi destruído, assim como muitas casas de funcionários.
Turquia
Na Turquia, as províncias do sudeste do país, incluindo Kahramanmaraş, Hatay, Osmaniye, Adıyaman, Gaziantep, Şanlıurfa, Diyarbakır, Malatya e Adana foram afetadas pelo terremoto e 42 tremores secundários, o maior deles foi de magnitude 6,6.
A região da Diocese da Anatólia foi fortemente afetada pelo terremoto e a Catedral de Iskenderun desabou totalmente. Os escritórios da Caritas Anatolia foram severamente danificados.
Leia também
.: Criança é retirada viva dos escombros por equipes de resgate na Turquia
“Graças a Deus o pessoal está bem, mas perdemos voluntários, beneficiários e até parentes”, disse a gerente de programa da Caritas Turquia, Giulia Longo, que estava na Itália no momento do terremoto junto com o presidente da organização, monsenhor Paolo Bizzeti, e agora está voltando para a Turquia. “O presidente e eu estamos vivos por um milagre. Se estivéssemos em Iskenderun, provavelmente não teríamos sido salvos”, disse Longo.
A Caritas Turquia abriu imediatamente uma linha direta com o Centro de Escuta para fornecer apoio e assistência às pessoas afetadas pelo desastre e atualmente está trabalhando ao lado das autoridades locais para coletar informações e organizar uma resposta humanitária. Além disso, as equipes da Caritas têm reunido os deslocados em espaços abertos e seguros e tentam distribuir algumas refeições quentes e roupas.
Unindo esforços
A Caritas está unindo esforços e trabalhando para fornecer assistência humanitária aos mais necessitados e pede o apoio contínuo e as orações da comunidade internacional para aliviar o sofrimento das pessoas na Síria e na Turquia neste momento.
Para apoiar o trabalho destas duas organizações da Caritas basta acessar o site da Caritas Internacional.