Escalada de violência em Gaza preocupa líderes católicos na Síria

O Vigário Apostólico de Aleppo e o Arcebispo Maronita de Damasco expressam preocupação com uma possível escalada do conflito no Oriente Médio

Da Redação, com Vatican News

Arcebispo Samir Nassar / Foto: Reprodução Youtube

O arcebispo Samir Nassar expressou temor de que um ataque mortal de Israel à embaixada iraniana em Damasco possa piorar a situação dos sírios, que continuam a enfrentar necessidades enormes e crescentes.

Numa entrevista ao periódico AsiaNews, o Arcebispo Maronita de Aleppo descreveu a situação na Síria como uma realidade esquecida, em que “as pessoas estão constantemente à procura de um pedaço de pão, de combustível, de todo o tipo de medicamentos para resolver até o mais pequeno problema”.

Um ataque israelense ao prédio do consulado iraniano em Damasco matou na segunda-feira, 1º, 13 pessoas, incluindo sete iranianos e seis cidadãos sírios. Segundo informações, teria como alvo o general iraniano Mohammad Reza Zahedi, comandante das forças especiais Quds da Guarda Revolucionária Islâmica, e o seu vice, Mohammad Hadi Hajriahimi. Israel os acusa de fornecer armas às milícias do Hezbollah no Líbano.

Preocupação com a escalada do conflito no Oriente Médio

O ataque e a promessa do Líder Supremo do Irã de “punir” Israel pelo ocorrido aumentaram a preocupação de que a guerra em Gaza ameace uma escalada no conflito em toda a região.

Entre aqueles que soaram o alarme, o secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou a “todos os envolvidos para exercerem a máxima contenção e evitarem uma nova escalada”.

Nas semanas anteriores ao ataque de segunda-feira, 1º, em Damasco, “Israel teria atingido alvos no norte da Síria, onde o Vigário Apostólico de Aleppo disse à AsiaNews que cerca de 35 pessoas foram mortas num ataque.

Dom Hanna Jallouf / Foto: Reprodução Youtube

O conflito “esquecido” da Síria

Dom Hanna Jallouf, nomeado Vigário Apostólico de Aleppo em julho de 2023, esforçou-se por agradecer ao Papa Francisco por ter lembrado à comunidade internacional o conflito em curso na Síria, “um conflito que já dura mais de 13 anos e está quase esquecido”, disse ele, como enfatizou o Papa Francisco no Domingo de Páscoa.

“De fato, depois de todos esses anos, o mundo parece ter esquecido a Síria, mas ainda há uma guerra aqui, e a isso se somam as devastações causadas pelo terremoto [de 6 de fevereiro de 2023]. Agradecemos ao Pontífice por trazer de volta a atenção. à Síria, para que a paz e a prosperidade possam retornar”, acrescentou Dom Jallouf.

E comentando o ataque ao complexo da embaixada iraniana, ele disse: “Agora há muito mais medo porque é a primeira vez que Israel ataca uma embaixada estrangeira, território por definição protegido por convenções internacionais, ultrapassando todas as linhas vermelhas. O medo é que continuará, desencadeando reações e consequências ainda mais graves.”

“Rezemos com o Papa”, concluiu o bispo, “para que as armas sejam silenciadas e não haja uma escalada que também sobrecarregue o Líbano e, em cascata, conduza a uma guerra regional e global.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo