EM BUSCA DA PAZ

ONU aprova resolução para um cessar-fogo temporário em Gaza

A medida, que contou com a abstenção dos Estados Unidos, prevê uma trégua na Faixa e a libertação dos reféns israelenses em poder do Hamas. Israel continua os ataques na área

Da redação, com Vatican News

Membros do Conselho de Segurança da ONU se reúnem para discutir um processo cessar-fogo em Gaza / Foto: Andrew Kelly – Reuters

Quatorze votos a favor e abstenção dos Estados Unidos. Pela primeira vez, depois de meses de paralisia nos movimentos internacionais, uma resolução para um cessar-fogo em Gaza durante o mês islâmico do Ramadã passou na mesa do Conselho de Segurança da ONU, em troca da libertação “imediata e incondicional” de todos os sequestrados ainda nas mãos do Hamas. Washington, em sessões anteriores para a aprovação de outras resoluções, havia bloqueado nada menos que três desses textos, opondo-se justamente ao uso do termo “cessar-fogo”.

A oposição de Israel

Enquanto o grupo islâmico exulta, confirmando sua disposição de trocar reféns enquanto permanece em suas próprias posições, a declaração dos EUA de que não vê razão para pensar em um genocídio ocorrendo na Faixa certamente não tranquiliza Israel, que considera a abstenção americana um prejuízo para seus esforços de guerra e ressalta. “Não cessaremos o fogo até que os reféns retornem”.

Veja também
.: Papa convoca dia de oração pela paz no mundo para 27 de outubro
.: Papa renova apelo por ajuda humanitária em Gaza

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por sua vez, cancelou a visita de uma de suas delegações programada para Washington em breve. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, para quem a não implementação dessa resolução seria “imperdoável”, foi claro em sua avaliação.

O fogo não para

Enquanto isso, os ataques aéreos israelenses continuam a atingir Gaza. O Ministério da Saúde do Hamas relatou 70 mortes durante a noite desta segunda-feira (25), incluindo 13 em ataques aéreos perto de Rafah, uma cidade no extremo sul de Gaza, onde 1,5 milhão de palestinos, a maioria deles deslocados pela violência no resto do país, estão lotados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo