Sinodalidade

Equipe brasileira se prepara para assembleia regional do Sínodo

Assembleia regional do Sínodo com países do Cone Sul está prevista para março

Da Redação, com CNBB

Reunião dos delegados brasileiros / Foto: Reprodução – CNBB

Seguem os preparativos para o encontro do Cone Sul da Assembleia Regional do Sínodo dos Bispos. O encontro será realizado em Brasília (DF) de 6 a 10 de março, reunindo representantes das Conferências Episcopais da Argentina, do Brasil, do Chile, do Paraguai e do Uruguai. Do Brasil, serão 66 delegados, entre leigos, jovens, religiosos, diáconos permanentes, presbíteros e bispos.

A Equipe Nacional de Animação do Sínodo 2021-2024 realizou uma reunião de alinhamento com os delegados brasileiros que participarão deste encontro. Na última terça-feira, 31, 34 pessoas se reuniram, de forma virtual, para tratar das partilhas que serão feitas no encontro.

Os participantes fizeram memória do caminho percorrido desde a convocação do Sínodo feita pelo Papa Francisco em maio de 2021. Também abordaram a formação das equipes diocesanas, a elaboração da síntese brasileira e a consulta da fase continental a partir do Documento de Trabalho para esta fase.

A Equipe de Animação também motivou a partilha de perspectivas para participação dos delegados brasileiros e orientou sobre o processo de escuta e espiritual como ferramenta metodológica a ser utilizada na realização da fase continental.

Fontes de estudo

Foram indicadas as fontes de estudos para a preparação para a Assembleia Regional, como os documentos disponíveis e a dinâmica de entrosamento do grupo.

“A etapa que reunirá delegados das diferentes Conferências Episcopais do Cone Sul incluirá momentos de partilha e reflexões que requerem nossa articulação prévia. A preparação para essa fase incluirá, portanto, a ciência a respeito do desenvolvimento da fase diocesana nas diversas localidades brasileiras que propiciou a Síntese Nacional e, principalmente, o conhecimento da nova síntese que será elaborada a partir do Documento para a Etapa Continental”, explicou o padre Júlio César Evangelista Resende, assessor da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Equipe de Animação Nacional do Sínodo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo