Jubileu na Polônia

Enviado do Papa participa dos 300 anos da coroação de N. S. de Podlasie

Arcebispo emérito da Cracóvia, Cardeal Stanisław Dziwisz será o representante pontifício nas celebrações que acontecem nesta terça-feira, 15, em honra a Nossa Senhora de Podlasie

Da Redação, com Vatican News

Cardeal Stanislaw Dziwisz, durante celebração da festa de Santo Inácio de Loyola na Cracóvia em 2022 / Foto: Artur Widak/NurPhoto via Reuters

O Papa Francisco enviou um representante para a comemoração do jubileu de 300 anos da coroação da imagem de Nossa Senhora de Podlasie, Mãe da Unidade, no Santuário de Kodeń, na Polônia. O arcebispo emérito da Cracóvia, Cardeal Stanisław Dziwisz, é o enviado especial e participará das celebrações nesta terça-feira, 15.

Secretário de João Paulo II por 40 anos, o cardeal foi nomeado em junho para esta missão. A comitiva pontifícia conta ainda com o chanceler da Cúria Diocesana de Siedlce, padre Jan Babik, e com o ecônomo provincial da Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada, padre Józef Czernecki. Eles chegam ao local das celebrações no final da tarde desta segunda-feira, 14.

Papa acompanha a missão em oração

Em uma carta enviada em 5 de agosto ao Cardeal Stanisław, o Papa afirmou acompanhar a missão em oração. Ele também enalteceu os lugares dedicados a Nossa Senhora pelo mundo, e explicou que a Virgem Maria é quem conduz a uma comunhão única com Jesus. Por fim, Francisco orientou o arcebispo a expressar a saudação pontifícia aos presentes, especialmente ao pároco de Siedlec, a todos os irmãos do episcopado, aos membros de Vida Consagrada e aos fiéis leigos, já que o Pontífice exorta todos a uma sincera e verdadeira unidade.

Em relação à comemoração do jubileu dos 300 anos da coroação que se iniciaram neste domingo, 13, no Santuário Mariano em Kodeń, o site da diocese de Siedlec a define como “o terceiro evento desse tipo na história da Polônia” e “a segunda coroação do gênero depois daquela de Jasna Góra, em 1717”. As comemorações em Kodeń ocorreram em 15 de agosto de 1723.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo