No dia 13 de junho, no Vaticano, será realizado o encontro anual dos moderadores de associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades
Da Redação, com Vatican News
Nesta quinta-feira, 13, será realizado o encontro anual com os moderadores das associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades. O evento contará com 200 participantes, na Sala do Nova do Sínodo, no Vaticano. A temática será sobre o desafio da sinodalidade para a missão. A Igreja tem buscado basear-se sobre a sinodalidade vivendo um tempo de consulta, reflexão e diálogo para implementar a sua dimensão sinodal, que faz parte da sua natureza de mistério de comunhão, à imagem da comunhão trinitária.
O encontro deste ano com os moderadores de associações internacionais visa destacar alguns exemplos de estruturas e práticas sinodais já experimentadas em associações e movimentos que podem servir de exemplo e estímulo para toda a Igreja. Entre eles, constam a partilha da vida de fé em pequenos grupos ou pequenas comunidades, o discernimento comunitário, a corresponsabilidade de leigos e ministros ordenados no exercício de funções de governo, o envolvimento de casais casados e jovens na evangelização, na ação caritativa, social etc.
Os participantes do encontro anual com os moderadores também serão convidados a refletir sobre todas as dimensões sinodais que apresentam novos desafios ao crescimento das associações e movimentos. O tema se insere no propósito eclesial último, que é sempre o da missão, o único capaz de dar pleno sentido, concretude e eficácia ao caminho sinodal.
Programação
O dia terá início com a celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Os participantes serão, a seguir, recebidos em audiência pelo Papa Francisco.
Após as boas-vindas do Cardeal Kevin Farrell, o programa incluirá duas palestras principais. O Prof. Dr. Rafael Luciani, professor da Universidade Católica Andrés Bello (Venezuela), apresentará o tema “Missão como o fim da sinodalidade”, e a Dr.ª Elisa Lisiero, funcionária do Dicastério, convidará os participantes a refletir sobre a sinodalidade na experiência dos movimentos.
Amplos momentos de partilha e espaços para perguntas e intervenções livres dos participantes caracterizarão, como sempre, o encontro.
Como nos anos anteriores, estão convidadas para o encontro anual com os moderadores todas e apenas as 117 associações internacionais de fiéis, privadas e públicas, e outras entidades com personalidade jurídica, sobre as quais o Dicastério tem competência direta, e cuja vida e desenvolvimento acompanha (cf. PE, n. 134).