NO VATICANO

Papa: "as diversidades são dons preciosos a serem compartilhados"

Francisco recebe os Filhos da Caridade e os Irmãos de São Gabriel nesta segunda-feira, 29, no Vaticano

Da Redação, com Vatican News

O Santo Padre no econtro com os Filhos da Caridade Canossianos e os Irmãos de São Gabriel / Foto: Vatican Media-IPA-Sipa-USA-Reuters

Nesta segunda-feira, 29, o Papa Francisco recebeu, na Sala Clementina do Vaticano, os Filhos da Caridade Canossianos e os Irmãos de São Gabriel. Em seu discurso, o Pontífice recordou os aniversários natalício de seus fundadores, respectivamente, 250 anos de Santa Madalena de Canossa e 350 anos de São Luís Maria Grignion de Montfort. Destacando a experiência deles à luz dos tempos atuais, muitas vezes marcados por egoísmos e particularismos e que as diversidades são dons preciosos a serem compartilhados.

O Santo Padre recordou para ambas as ordens religiosas, sobre a importância dos Capítulos, citando o beato Pironio. “São eventos de família, mas também eventos de Igreja e eventos salvíficos, verdadeiros eventos sinodais. Um Capítulo é um momento de graça, a ser vivido, em primeiro lugar, na docilidade à ação do Espírito Santo, fazendo memória agradecida do passado, prestando atenção ao presente, ouvindo uns aos outros e lendo os sinais dos tempos  e olhando com coração aberto e confiante para o futuro, para uma verificação e uma renovação pessoal e comunitária, ou seja, passado, presente, futuro, entram em um Capítulo, para recordar, avaliar e avançar no desenvolvimento da Congregação”, salientou.

Francisco ressaltou sua mensagem, partindo do tema escolhido pelos Canossianos para seu discernimento. “Quem não arde não incendeia. Fico triste quando vejo religiosos que mais parecem bombeiros do que homens e mulheres com o ardor de incendiar. Por favor, não sejam bombeiros; já temos muitos”, alertou.

Olhar para o crucifixo e abrir os braços para os pequeninos

O Papa os exortou a olhar para a coragem da fundadora que trabalhou em um mundo não menos difícil do que o nosso, para tornar conhecido e amado Jesus, que não é amado porque não é conhecido.

“Santa Madalena lhes mostrou como superar as dificuldades com os olhos voltados para o Crucifixo e os braços abertos para os últimos, os pequenos, os pobres e os doentes, para cuidar, educar e servir nossos irmãos com alegria e simplicidade. Quando o caminho se tornar difícil, então, façam como ela. Olhem para Jesus Crucificado e olhem para os olhos e as feridas dos pobres, e verão que, aos poucos, as respostas entrarão em seus corações com uma clareza cada vez maior”, destacou.

Usar a coragem

No Capítulo, os religiosos de São Gabriel refletem sobre o tema “Escutar e agir com coragem”. E sobre essas palavras o Papa se deteve, enfatizando particularmente a coragem de que estava falando. “Aquela parresia apostólica. É a coragem que lemos, por exemplo, no livro dos Atos dos Apóstolos. Essa coragem. E há o Espírito para nos dar essa coragem, e devemos pedir por ela. São duas atitudes ‘escuta e coragem’  que exigem humildade e fé, e que refletem bem o espírito e a ação de São Luís Maria e do padre Deshayes, que também lhe deixaram um tríptico precioso como bússola para suas decisões: ‘Só Deus’, a ‘Cruz’ gravada no coração  e ‘Maria’, disse.

A internacionalidade é boa para o apostolado

Os Irmãos de São Gabriel são formados por mais de mil religiosos, engajados no cuidado pastoral, na promoção humana e social e na educação e especialmente em favor dos cegos e surdos-mudos em 34 países. Francisco repetiu que é o Espírito Santo que cria a harmonia, porque Ele é seu mestre. O Papa insistiu sobre o perigo da uniformidade.

“A uniformidade em um instituto religioso, em uma diocese, em um grupo de leigos, mata! A diversidade em harmonia faz crescer. Não se esqueçam disso. Diversidade em harmonia. A Providência concedeu-lhes também a riqueza de uma internacionalidade variada e ela fará muito bem ao seu crescimento e ao seu apostolado, se souberem vivê-la acolhendo e compartilhando a diversidade de forma construtiva, entre vocês e com todos”, concluiu.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo