13 de fevereiro

Em Fátima, Carmelitas recordam os 20 anos da morte da Irmã Lúcia

Para celebrar a data, a Ordem dos Carmelitas Descalços promove uma conferência sobre Irmã Lúcia, vidente de Fátima, no Carmelo de Coimbra

Da redação, com Agência Ecclesia

Ordem dos Carmelitas Descalços promove uma conferência para celebrar 20º aniversário de morte de Irmã Lúcia / Foto: Divulgação Carmelo de Coimbra

Na próxima quinta-feira, 13 de fevereiro, celebra-se o 20º aniversário da morte da Venerável Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, uma das videntes de Fátima. Neste dia, a Ordem dos Carmelitas Descalços, congregação à qual a pastorinha dedicou-se até sua morte, promove uma conferência com o tema: “Irmã Lúcia, uma vida entre a Serra d’Aire e o Monte Carmelo”.

“Queremos assinalar esta data para dar graças ao Senhor por tudo quanto esta carmelita representa para a Ordem dos Carmelitas Descalços e para toda a Igreja. Lúcia, além de ser instrumento dócil e fiel nas mãos de Deus para nos transmitir tudo quanto Deus, através do Seu Anjo e da Mãe de Jesus, quis comunicar aos homens e mulheres do nosso tempo, também foi a primeira a levar a sério a Mensagem que recebeu, pois a encarnou na sua vida e a fez experiência vertida nos seus escritos que tanta luz ainda há-de trazer a todo o povo de Deus”, destaca o site dos Carmelitas.

A conferência será proferida pela irmã Ângela Coelho, ASM, vice-postuladora da causa de beatificação e canonização da pastorinha, no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra.

Logo em seguida, o Bispo de Coimbra, Dom Virgílio Antunes, presidirá a Santa Missa, que será concelebrada pelo Reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, e pelo Provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços, Padre Vasco Nuno. A celebração será transmitida online pelo youtube da Ordem dos Carmelitas Descalços ().

Biografia da Irmã Lúcia

Nascida em 28 de março de 1907, em Aljustrel, Portugal, Lúcia foi uma das três crianças que presenciaram uma série de aparições da Virgem Maria. Junto com seus dois primos, Francisco e Jacinta Marto, ela viu Nossa Senhora seis vezes, entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.

Seus dois primos, canonizados pelo Papa Francisco em 2017, faleceram prematuramente após contrair gripe espanhola. Lúcia ficou responsável por guardar a mensagem confiada pela Virgem Maria a ela.

Anos depois, a pedido do bispo de Leiria, Dom José Alves Correia da Silvia, a vidente transcreveu a mensagem em quatro documentos, entre 1935 e 1941. Um outro escrito, datado de 1944, continha a terceira parte do segredo de Fátima, o chamado “terceiro segredo”, que permaneceu não revelada até o ano de 2000.

Aos 15 anos, Lúcia ingressou no postulantado das Irmãs Doroteias, na Espanha, e, mais tarde, à clausura do Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, Portugal, onde permaneceu desde 17 de maio de 1946 até à sua morte, em 13 de fevereiro de 2005.

Leia também
.: Papa Francisco reconhece virtudes heroicas de Irmã Lúcia
.: Casa onde viveu Irmã Lúcia será reaberta em Portugal
.: A santidade da pastorinha Irmã Lúcia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo